TEMA 1 - Vencendo as tentações pela Palavra ( 5 lições)
Estudo de Célula para Crianças n° 001
A tentação - parte 1
Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.
Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e pela lista amigos.
Cânticos e Oferta
Captando a atenção: Brincadeira:
Princípio Bíblico: “Vai-te satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás.” Mateus 4:10
Introdução: No estudo anterior falamos sobre o amigo. E em João 15:14, Jesus diz que seremos Seus amigos se fizermos aquilo que Ele nos manda. E o que Ele nos manda? Que nós estejamos firmados n'Ele, obedecendo aos Seus mandamentos, aos princípios que Deus estabeleceu para nós.
Mensagem: Andar em obediência a Deus é andar em santidade, longe do pecado. E Satanás, nosso inimigo, procura sempre uma forma de nos atrair para cairmos em tentação. Seu desejo de ver o homem na lama do pecado é tão grande que ele tentou até mesmo Jesus no deserto. Vamos ver o que aconteceu:
Em Mateus 4:1-11 vemos que Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto e lá passou 40 dias em jejum. Quando Satanás percebeu que o homem Jesus encontrava-se muito debilitado, afinal estava há 40 dias ser comer e sem beber, achegou-se a Ele e o tentou através da fome dizendo-lhe: Se tu és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pão (Mt 4:3,4). Jesus, embora enfraquecido, sabia que Sua força estava no Senhor e respondeu: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca Deus. Jesus poderia transformar pedras no que quisesse, afinal é o Filho do Deus Todo-Poderoso e n'Ele está todo o poder e autoridade, mas, se assim o fizesse, estaria cedendo à tentação de Satanás.
Vendo que a primeira armadilha não tinha dado certo, levou-o ao alto do templo, em Jerusalém, e tentou-o, desta vez usando a própria Palavra de Deus, dizendo-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra. Muito astuto não é mesmo? Usar o Pai para tentar o Filho. Mas Jesus foi ainda mais esperto e respondeu: Também está escrito: Não tentarás o Senhor,Teu Deus.
E como satanás, além de um derrotado, ainda é insistente, levou Jesus ao monte mais alto e de lá lhe mostrou todos os reinos do mundo e a glória deles e disse: Tudo isso te darei se prostrado me adorares. E Jesus disse-lhe: Vai-te satanás, porque está escrito: Ao Senhor adorarás e só a Ele servirás. Então satanás se retirou e os anjos do Senhor O serviram.
Você pode estar pensando: por que satanás ofereceu a Jesus o poder e a glória dos reinos do mundo se todo poder e toda glória pertencem ao Senhor? Em Lucas 4:5, quando fala sobre a tentação de Jesus, Satanás diz que tudo na terra foi entregue a ele. Quando? Quando o homem pecou, quando no Jardim do Éden Adão e Eva desobedeceram a Deus e permitiram que a serpente do pecado os enganasse. Satanás se tornou o príncipe deste mundo (Jo 12:31; 16:11).
Conclusão: O que podemos aprender com isso?
1. Todos nós somos tentados. Diariamente as tentações batem à nossa porta: preguiça, desobediência aos pais e líderes, mentira, palavrões, inveja, orgulho, fofoca, namoro, etc.
2. Temos a arma para vencer a tentação: a Palavra de Deus. Foi com ela que Jesus venceu a Satanás. Lembre-se: ela é mais poderosa que qualquer espada de dois gumes (Hebreus 4:12).
3. Quando vencemos, enchemos o coração do Pai de alegria e envergonhamos ao diabo, pois quando vencemos, em nós é cumprida a Palavra do Senhor de que em tudo somos mais do que vencedores (Romanos 8:37).
E aí? Fala, vencedor!
A mentira e o medo
Estudo de Célula para Crianças n° 002
A tentação - parte 2
Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.
Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e pela lista amigos.
Cânticos e Oferta
Captando a atenção: Brincadeira:
Princípio Bíblico: "... antes, com a tentação dará o escape, para que a possais suportar." (I Co 10:13)
Introdução: Semana passada vimos que Jesus foi tentado por Satanás no deserto e o venceu através da Palavra. Descobrimos que Satanás procura nos pegar nas coisas que mais necessitamos ou gostamos, por isso tentou Jesus com pão no momento da fome. Afinal, não sentimos desejo de fazer algo que não gostamos, não é verdade? Se você estiver com muita fome, o que lhe tentará: um prato de comida quentinha, gostosa e cheirosa ou um lindo brinquedo?
Mensagem: Mas Paulo diz, em I Coríntios 10:13, que não há tentação alguma que não possamos vencer, porque quem nos dá a saída é o Senhor Deus. E, por maior que seja a tentação, ela não é maior que nossas forças, pois estamos firmes nos princípios do Senhor.
Vamos ver algumas coisas que nos tentam e encontrar a resposta certa para cada uma delas? Se você usar as armas que agora vamos conhecer, com certeza o inimigo baterá em retirada da sua frente, pois ele sabe que a ferramenta que Deus preparou contra ele, na sua boca, é poderosa para vencê-lo. Amém?
Quando você faz alguma coisa errada e sabe que será disciplinado, imediatamente você é tentado a quê? A MENTIR, não é mesmo? Pensamos que se não descobrirem nosso erro não seremos castigados. Para essa tentação, existe uma arma na Palavra de Deus.
João 8:44 diz que o pai da mentira é o diabo. Então, quando você for tentado a mentir, declare que você não é filho do diabo, mas filho do Deus Altíssimo, por isso a mentira não faz parte da sua vida. Colossenses 3:9 diz que não devemos mentir pois já somos novas criaturas e nos despimos do velho homem. Se você guardar essas armas no seu coração e usá-las no momento certo, certamente você escapará dessa armadilha do inferno, ok?
E o medo? Satanás sabe que o medo nos impede de crescer e nos paralisa. Medo do escuro, de ficar só, de falar na frente dos outros, de... Você tem medo? Quer uma arma para vencê-lo: veja II Timóteo 1:7 que diz: Deus não nos deu espírito de medo, temor, mas de fortaleza. E em I João 4:18 diz que o verdadeiro amor (Jesus Cristo) lança fora todo medo.
Então, quando o medo quiser dominá-lo, declare que você está firmado no verdadeiro amor que lança fora todo medo e que tem espírito de ousadia, que lhe foi dado por Deus, amém?
Mas preste atenção: não basta só falar, é preciso crer que a Palavra é poderosa para surtir seus efeitos em sua vida e fazê-lo muito mais que vencedor sobre toda tentação, amém?
Aplicação da Palavra: Esta semana memorize esses versículos e use-os sempre que necessário. Satanás baterá em retirada da sua frente e você verá o poder de Deus em sua vida, amém!
Na família
Estudo de Célula para Crianças n° 003
A tentação - parte 3
Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.
Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Peça ao Espírito Santo que encoraje cada criança a lutar por sua família, vencendo as tentações. Ore pelos três amigos e pela cadeira vazia.
Cânticos e Oferta
Captando a atenção: Brincadeira:
Princípio Bíblico: "... antes, com a tentação dará o escape, para que a possais suportar." (I Co 10:13)
Compartilhar: E então? Conseguiu memorizar os versículos que estudamos na semana passada, em relação à mentira (João 8:44; Colossensses 3:9) e ao medo (II Timóteo 1:7; I João 4:18) e usá-los contra Satanás em um momento de tentação?
Tenho certeza que se você usou essas armas com fé, o inimigo foi derrotado e você foi um grande vencedor. (deixe eles compartilharem suas vitórias e dificuldades, incentive-os a continuarem nesta prática)
Mensagem: Vamos conhecer mais algumas armadilhas que nosso adversário prepara nós e como podemos vencê-las:
Nossa casa é o primeiro lugar onde os princípios de Deus devem ser vividos e, por incrível que pareça, é o lugar onde mais travamos batalhas, é onde a tentação à desobediência é mais evidente. Na maioria das vezes, não concordamos com o que nossos pais mandam ou dizem e, por outro lado, eles também não aceitam o nosso comportamento, a forma como pensamos, a maneira que falamos, etc. Não é verdade? Parece que a casa e a família dos nossos colegas é bem melhor que a nossa.
Veja a armadilha do diabo, trabalhando para colocar a família, a menina dos olhos de Deus, como uma coisa ruim, sem graça e sem amor. E a televisão é uma das armas que ele mais utiliza para mostrar a família como algo sem importância. O diabo tenta nos mostrar que obedecer a pai e mãe é tolice, que o legal mesmo é cada um viver sua vida do jeito que quiser.
As novelas não apresentam uma história que tenha uma família estruturada e feliz. Há sempre a traição, o abandono dos filhos, a falta de respeito e de cuidado dos pais para com os filhos e dos filhos para com os pais. E com isso, vai colocando na cabeça das crianças, dos adolescentes e jovens que casamento é algo sem futuro, que o legal mesmo é ficar com um hoje e amanhã com outro. Assim ele procura destruir as famílias de hoje e as do futuro, enchendo a cabeça das crianças com suas mentiras sujas.
Mas Deus nos deu armas especiais contra essa tentação. Vamos ver?
Êxodo 20:12 diz que honrar pai e mãe prolonga os dias sobre a terra.
Quer viver muito e ser próspero e abençoado? Não caia na tentação da desobediência aos seus pais. Honre-os em tudo. Faça o possível para fazer sempre o melhor para eles, mesmo que eles não sejam bem do jeito que você gostaria que eles fossem. Quando você se sentir tentado a fazer algo que, certamente, vai envergonhar seus pais ou magoá-los lembre-se dessa arma e declare em voz alta: O mandamento do Senhor é que eu devo honrar meu pai e minha mãe para que eu tenha dias longos sobre a terra e eu não vou perder a minha promessa.
Colossenses 3:2 diz: “Vós filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor”.
Pode ser que seus pais não andem nos princípios da Palavra de Deus e digam ou façam coisas que você sabe que são erradas. Mas, mesmo assim, não os afronte, não responda de forma grosseira. Lembre-se que se você fizer isso estará indo contra o que o Senhor tem lhe ensinado e caindo na tentação do inferno, deixando que o inimigo vença sobre você.
Aplicação: Esta pode ser uma semana muito especial e diferente. Que tal mostrar aos seus pais que você é realmente uma nova criatura em Cristo Jesus sendo um filho obediente? Certamente eles ficarão muito felizes, e, quem sabe, você estará preparando o caminho para que conheçam a Jesus, e juntos, vocês possam fazer da sua casa e da sua família o melhor lugar da terra. Ah! E o melhor é que os planos de Satanás serão derrotado na sua vida! Ele perde mais uma vez e você pode gritar para todo o mundo a sua vitória! Aí, VENCEDOR!!
Atividade: Prepare em papel craft a letra da música "o rap da família" do CD do Crianças Diante do Trono n° 1, e fixe em local visível para todos.
Dê um tempo para que eles se dividam e façam uma coreografia para a música. (somente os que quiserem).
Apresentem para os pais, no final da célula, quando eles vierem buscar seus filhos.
Um tempo para cada coisa
Estudo de Célula para Crianças n° 004
A tentação - parte 4
Recepção: Receba seus discípulos com carinho, incentive que todos se abracem na chegada, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.
Momento de oração: Ore para o Espírito Santo capacitar cada criança no entendimento desta lição, agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e pela lista amigos.
Captando a atenção: Estabeleça um diálogo inicial, ele será muito importante para o entendimento desta Palavra:
- Qual é a sua idade? Você tem idade suficiente? (deixe que eles respondam)
- Idade suficiente para quê? - (podem perguntar e esta é a pergunta chave)
Explique: Vamos dizer que você queira dirigir um carro. A lei diz que você com 18 anos tem idade suficiente.
Vamos supor que você queira votar. A idade suficiente é 16 anos.
Vamos supor que você queira receber INSS. Você terá de esperar até quando tiver uns 60 anos.
Então, quando é que você tem idade suficiente?
Provavelmente seus pais já falaram um zilhão de vezes que você não tem idade suficiente para isto ou aquilo, mas nunca explicaram qual é a "idade suficiente". Cinco? Dez? Dezesseis? Qualquer outra? Não importa, pois a questão é outra:
A Palavra de Deus nos diz: "Ele comerá manteiga e mel quando souber desprezar o mal e escolher o bem." Isaías 7:15
Até mesmo a criança mais nova entende que algumas coisas são certas e outras são erradas, mas a questão não é: "Está certo ou errado?" Essa é bem óbvia. A pergunta deve ser: "Estou fazendo a coisa certa?" Em outras palavras... se você tem "idade suficiente", você cresceu o suficiente para fazer o certo. É isso que realmente importa.
Cânticos e Oferta
Princípio Bíblico: (peça que todos leiam juntos em voz alta) “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1
Introdução: Estes dias, passando pela rua, encontrei um filhotinho de sabiá caído no chão. Ele havia caído do seu ninho, que estava no alto de uma árvore.
Ao olhar para aquele bichinho, tão pequeno e indefeso, que ainda não se alimenta só e nem sabe, sequer, voar, pensei em quantas vezes nós nos deixamos levar pela tentação da pressa, de querer fazer tudo do nosso jeito e o mais rápido possível, sem ouvirmos os conselhos dos nossos pais, discipuladores, pastores, professores etc. E acabamos como aquele pequeno sabiá que tentou sair do ninho antes da hora, sem nem sequer saber voar, e acabou ficando sozinho e perdido.
Satanás tem uma arma muito eficaz contra nós, principalmente quando queremos ser iguais à turma da Escola, que é “antenada”, “ligada” nas coisas ‘boas’ do mundo, levando-nos a querer ser adulto antes do tempo. E aí, como o sabiazinho, ainda não sabemos realmente nos cuidar e, no final das contas, acabamos em uma bela enrascada.
Preste atenção nas propagandas, filmes, novelas e você verá que as crianças não agem mais como simples crianças: namoram, saem sozinhas, vestem-se como adultos, falam como adultos, como se isso fosse correto, normal para todos.
A Bíblia diz que há um tempo para tudo debaixo do céu (Ec 3:1-8) e que Deus fez tudo formoso em Seu tempo (Ec 3:11a). Então, há um tempo para sermos crianças e vivermos como crianças, e haverá o tempo de nós crescermos e vivermos a fase de adolescente, jovem, adulto, até o momento que o Senhor nos chamar para estar com Ele na glória. Então, para quê tanta pressa?
Jesus disse, em Marcos 10:15 que quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não poderá entrar nele. Não deixe que o seu coração de criança fique sujo com os incentivos do mundo; não perca a sua inocência.
Quem disse que você precisa ser igual aos seus colegas? Quem disse que, para você ficar bonita, tem que andar vestida com as roupas da moda: as calças coladas, os decotes enormes, as saias curtíssimas e com essa maquiagem tão carregada? Isso a faz parecer mais velha, não mais bonita. O que torna um rosto formoso é a alegria que o Senhor coloca em nosso coração (Pv 15:13). Use essa arma poderosa da Palavra e você não se deixará vencer por essa tentação.
E o namoro? Quem disse que criança deve namorar? “Ah! Mas todos os meus amigos já têm namorado! E eu vou ficar pra trás?” Ou ainda: “Mas, na televisão, na novela tal, as crianças até se beijam e andam de mãos dadas. Qual é o problema? Por que só eu não posso?” Lembra do filhotinho de sabiá, que mesmo sem saber voar tentou sair do ninho e caiu? Assim como ele, você não está ainda pronto para esse vôo. Há um tempo para tudo e para isso também, e, no tempo de Deus, tudo é perfeito e formoso. Espere! Vale a pena. Seja apenas criança. Aproveite todas as alegrias que vida pode lhe dar. Corra, pule, dance, estude, ria, divirta-se, em santidade. Não se deixe vencer por essa tentação, pois você já tem a arma preparada para se defender.
Conclusão: E no dia que você estiver pronto para voar, no tempo que Deus preparou para você, fique certo que você voará como a águia e terá o melhor de Deus na sua vida. Espere!
Reflita: Como falamos no início, a maioria das escolhas entre o certo e o errado que você encara na vida são bem simples e óbvias. Mas você tem alguma pergunta sincera sobre alguma ação que não sabe se é certa ou errada? Se tiver, fale com alguém (pais, pastor, o líder) o mais rápido possível.
Ore: "Senhor, ajuda-me a estar alerta para as escolhas que eu tenho de fazer. Ajuda-me a lembrar que eu tenho idade suficiente para fazer as escolhas certas".
A ovelha ouve a voz do seu pastor
Estudo de Célula para Crianças n° 005
A tentação - parte 5
Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.
Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e pela lista amigos.
Cânticos e Oferta
Captando a atenção: Brincadeira: "Ovelhinha sai do aprisco" (adaptação do "coelhinho sai da toca"), após brincarem alguns minutos, peça que parem em seu aprisco e perguntem... "Se um lobo aparecesse por aqui, qual ovelhinha ele iria comer? Muito bem a que está pra fora do aprisco, desprotegida e portanto uma presa fácil.
Sentem-se para dialogar um pouco sobre o que eles pensam sobre estar protegidos... "Vocês sabiam que existem ovelhinhas que às vezes por imprudência acabam indo pra longe do rebanho, onde o pastor não pode protegê-la?" - criem um entendimento de que somos as ovelhas do Senhor e precisamos estar no lugar certo, que é nos caminhos do Senhor.
Princípio Bíblico: (vamos ler João 10:14) “Eu sou o bom pastor e conheço as minhas ovelhas e das minhas ovelhas sou conhecido.”
Introdução: Você lembra do passarinho que caiu do ninho? Muitas vezes sua mãe voou sobre o quintal gritando por ele, mas ele não podia mais voar para perto dela porque já estava muito fraco e machucado, por isso acabou morrendo.
Muitas vezes agimos como aquele pequeno pássaro. Deixamo-nos levar pela tentação, pela empolgação de uma aventura, pelo convite de alguém que nos parece muito legal e acabamos perdidos, sozinhos e, às vezes, alguns acabam morrendo. Se não morrem no corpo, ficam com a alma ferida e acabam se afastando cada vez mais.
Comentários: Jesus disse que Ele é o nosso Bom Pastor, e o Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas (João 10:11). Ele morreu na cruz, entregando a Sua própria vida por mim e por você para que não ficássemos perdidos como o sabiazinho que tentou sair do ninho, mas ainda não sabia voar direito e por isso acabou morrendo longe de sua casa. Ele disse ainda que Ele conhece as Suas ovelhas. Você é uma ovelha de Jesus. Ele lhe conhece pelo seu nome e sabe de todas as suas dificuldades, das várias tentações que você passa durante o dia, das vezes em que você se deixa vencer. Ele conhece o que é ser tentado, mas Ele sabe que, assim como Ele venceu, nós também podemos vencer. Qual é o segredo? Ouvir a Sua voz e obedecer-lhe!
Em João 10:10 Jesus diz que o ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Você sabe o que é isso? Quer dizer que a única coisa que o inimigo quer fazer conosco quando nos apresenta convites que parecem ser muito legais, divertidos, radicais, é nos levar à destruição, afastando-nos da presença de Deus.
Sabe querida ovelhinha, Jesus está cada dia mais perto de voltar para nos levar com Ele e Satanás sabe disso. Por isso ele tenta de todas as maneiras nos afastar dos caminhos do Senhor. E as tentações começam dentro da nossa casa, através da televisão, das músicas, das revistas, da nossa própria família quando não é convertida e não entende o que é viver para o Senhor; através dos colegas da vizinhança, da Escola e até mesmo dentro da Igreja, através de pessoas que estão ali mas não amam a Jesus.
O Bom Pastor, Jesus Cristo, diz que as Suas ovelhas ouvem a Sua voz e que Ele as chama pelo nome e as traz para fora, libertando-as da prisão (João 10:3). Eu não sei o seu nome, mas Ele sabe. E hoje Ele lhe chama para caminhar com Ele, para segui-lO em uma vida de santidade, vivendo a excelência do Pai em todas as áreas da sua vida. Você escolhe!
Quer ser como o sabiazinho, que não esperou o tempo certo e não ouviu os gritos de sua mãe, por isso acabou morrendo sozinho?
Ou quer ser como a ovelha que ouve e reconhece a voz do Seu Pastor e O segue, pois sabe que Ele vai cuidar bem dela, providenciando tudo que lhe é necessário, nunca a deixando sozinha, sendo capaz até de dar a Sua vida por amor a ela? Com Ele toda tentação é vencida e somos muito mais do que vencedores!
Apelo: Decidiu? Então parabéns, porque eu sei que você escolheu o melhor: OUVIR A VOZ DO SEU BOM PASTOR! Então vamos orar e declarar a nossa escolha de sermos ovelhas de Jesus.
Atividade: Líder prepare um painel em papel craft com uma pastagem, uma árvore e um pastor de ovelhas abaixo dela, distribua os desenhos de ovelha às crianças:
Hoje vamos fazer uma ovelhinha bem linda, com colagem de algodão e quem terminar vai colar sua ovelha no painel, pastando protegida, junto de seu BOM PASTOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário