1 - Fidelidade no espírito, alma e corpo
Recepção: Receba carinhosamente cada criança e diga que Deus deseja abençoar a vida de cada uma delas. Observe se há visitante e receba-o com amor.
Oração:
- Ore agradecendo a Deus por cada criança presente.
- Ore abençoando a reunião.
- Ore amarrando todo poder do mal contra a reunião
- Ore para que haja revelação da palavra no coração de cada criança.
- Ore por 3 pessoas, peça que cada um cite as 3 pessoas que colocará diante do Senhor para vir a célula.
Louvor e Oferta: Cantem algumas músicas de adoração e depois oferte e semeie o seu melhor para Deus.
Quebra Gelo: Separe três crianças que vão representar através de mímica (não pode falar nem escrever) as seguintes palavras: Espírito – alma – corpo, para as demais acertarem o que estão demonstrando. Termine falando que todos nós somos um espírito, que tem uma alma que habita num corpo.
Introdução: Fidelidade no espírito, alma e corpo. Para compreendermos isso, precisamos saber o que é um tema: é um assunto sobre o qual se vai discutir ou estudar.
Então, durante algum tempo, estudaremos sobre o que é fidelidade no espírito, na alma e no corpo. Vamos descobrir como poderemos ser fiéis a Deus com todo o nosso ser, para andarmos em plena santidade diante do Senhor, estando separados do mundo para Ele.
Texto Bíblico: “Espírito, alma e corpo, plenamente conservados irrepreensíveis até a vinda de Senhor Jesus”. I Ts 5:23
Comentários: Nós somos formados por 3 partes: espírito, alma e corpo. E o Senhor diz na Sua Palavra que todas as três precisam estar conservadas irrepreensíveis até que Jesus volte. Você sabe o que é conservar? É manter, guardar. Como? O texto diz irrepreensível. O que quer dizer isso? É estar perfeito, correto. Então o Senhor diz que o nosso espírito, a nossa alma e o nosso corpo precisam ser mantidos, guardados de maneira correta, perfeita, para Jesus.
Que grande desafio, não é mesmo? Conviver com seus colegas de escola, seus vizinhos, amigos e manter todo o seu ser irrepreensível, sem se contaminar com as coisas que os outros dizem ou fazem: os palavrões, as piadas, as brincadeiras, os filmes, desenhos, a moda, etc., é um teste de fidelidade.
A quem você é fiel? Você sabe o que é ser fiel? Fidelidade é lealdade, é firmeza no seu comportamento, na sua linguagem. Então, fiel é aquele que é leal a alguém, que é firme no seu compromisso. E é isso que Deus quer de nós nesses dias: que nós sejamos fiéis a Ele em todas as áreas da nossa vida.
Como conseguiremos ser fiéis? Sozinhos não conseguiremos, mas se estivermos em aliança com o Senhor, o Seu Espírito Santo nos ajudará neste desafio. Nosso Deus é um Deus de aliança. Aliança é um compromisso que fazemos com alguém. Seremos fiéis a Deus e Ele cuidará de nós com todo carinho e zelo. Deus tem uma aliança conosco e Ele jamais deixará de ser fiel cumprindo todas as Suas promessas. E Ele espera que nós também sejamos fiéis a Ele em tudo, mantendo-nos puros e separados para Ele.
Atividade: Cartãozinho para colorir:
Depois peça que escrevam um recadinho especial da parte de Deus (pode tirar da Bíblia), assinem seus desenhos e guardem para o final.
Conclusão: Durante este tempo estaremos aprendendo como nos manter fiéis, irrepreensíveis no nosso espírito, alma e corpo, para que sejamos declarados fiéis.
Grande desafio! Você aceita? Então vamos juntos aprender sobre fidelidade, amém?
E para selar este novo tempo de aliança com o Senhor vamos fazer um propósito de oração uns pelos outros... assim: nesta semana cada um vai acobertar em oração um amigo da célula, pedindo ao Senhor que o fortaleça dia a dia para andar em santidade e o livre de embaraços para vir a célula, pois a partir de agora estaremos aprendendo a se guardar da maneira correta para Jesus. (escreva o nome de cada um presente na célula e faça um sorteio entre eles para que fiquem responsáveis por tomar aquele amigo em oração na semana)
Comunhão: Peça agora que cada um vá até o seu amigo que estará acobertando em oração nesta semana (o que tirou no sorteio) e diga a ele que faz um compromisso de nesta semana estar acobertando-o em oração e entregue o recadinho especial escrito no desenho em aliança a este compromisso.
Oração: Ore declarando uma aliança com Jesus de ser fiéis e buscar a santidade, mantendo-se puros e separados para Deus.
Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.
2 - Fidelidade no espírito - Santidade
Recepção: Receba carinhosamente cada criança e diga que Deus deseja abençoar a vida de cada uma delas.
Observe se tem visitante e receba-o com alegria, apresentando-os aos demais.
Oração:
- Ore pela reunião da célula e pela vinda dos visitantes.
- Ore abençoando cada uma das crianças que está ali.
- Cubra-as espiritualmente e ore para que haja revelação do que é santidade no coração de cada criança.
- Ore por 3 pessoas, peça que cada um cite as 3 pessoas que colocará diante do Senhor para vir a célula.
Louvor e Oferta: Cantem algumas músicas de adoração e depois oferte e semeie o seu melhor para Deus.
Quebra gelo: Prepare algumas etiquetas escritas as obras da carne, ex: IMORAL, GULOSO, CIUMENTO, BÊBADO, IRADO, BRIGÃO, IDÓLATRA, etc (Gl.5:19-20) e uma escrita SANTO. Faça uma roda com os participantes e peça para que fechem seus olhos para que você cole as etiquetas na testa de cada um. Bem, a partir de agora ninguém pode mais falar, apenas por gestos, de dois em dois, vão tentar representar para o colega o que está escrito na testa dele (somente gestos, ninguém tem que tentar adivinhar), depois de um minuto bate palma e trocam-se de pares, iniciando a representação. Faça isso umas três vezes, depois, ainda sem olhar o que está escrito em sua testa, peça que se agrupem com aqueles que eles acham que se identificam com o que está escrito.
Depois peça que cada um veja sua etiqueta e inicie uma discussão: Porque se ajuntaram assim? O que sentiram quando as pessoas expressaram o nome da sua etiqueta? Vocês se sentiram excluídos? Etc.
Peça para a pessoa que estava com a etiqueta de santidade dizer como se sentiu no meio dos outros?
Introdução: Temos um tema para estudar, lembra? Isso mesmo: Fidelidade no espírito, alma e corpo.
A fidelidade no espírito fala de santidade.
Texto Bíblico: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós, também, santos em toda a vossa maneira de viver. Porquanto está escrito: sede santos, porque Eu sou Santo.” (I Pe 1:15,16)
Comentários: O Senhor diz que nós devemos ser santos em todo o nosso viver, isto é, em todas as áreas da nossa vida, porque Ele é santo.
Hebreus 12:14 diz que sem santificação ninguém verá a Deus. Santificação é um processo no qual vamos aprendendo a, cada vez mais, nos afastarmos do pecado e sermos, cada vez mais, imagem e semelhança de Deus. Santificação é COMO uma pessoa se torna santa. A santidade é o RESULTADO desse processo.
Em II Timóteo 2:20-22, o apóstolo Paulo faz uma comparação muito interessante entre um vaso e a nossa vida. Ele diz que numa casa não há somente vasos de ouro e de prata, mas também de pau e barro, que uns servem para honra e outros para desonra.
Dinâmica: Pegar dois copos de plástico (um com 2 dedos de terra e outro sem nada) e durante a explicação encher, aos poucos, de água um e depois outro para verificar a diferença. Então vejamos: nós somos como um vaso. Dependendo de como está o vaso, limpo ou sujo, servimos tanto para honrar a Deus como para desonrá-lO. Mas, se nos purificarmos, serviremos para toda boa obra nas mãos do Senhor.
Você entendeu? Por mais que estejamos sujos, cheios de pecado, se quisermos podemos nos purificar, nos santificar e ser vasos de honra, de bênçãos nas mãos de Deus. Dessa forma, Ele nos usará em toda boa obra que quiser. Mas se ficarmos sujos, que utilidade teremos para Ele?
O desejo de Deus sempre foi que nos tornássemos carregadores da Sua glória, que nós pudéssemos viver uma vida santa, sendo, realmente, a Sua imagem e semelhança. Mas não podemos ser santos, carregadores da Sua glória, se buscarmos mais o mundo e as coisas que ele nos oferece do que a Sua presença.
Conclusão: Fidelidade no espírito fala, exatamente, de nos separarmos do mundo, nos descontaminarmos de todas as coisas ruins que aprendemos, de mudar o nosso estilo de vida. Afinal, somos geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido (I Pe 2:9a), e por isso não devemos andar envolvidos na sujeira do pecado.
Apelo: Tiago 4:4 diz que a amizade do mundo é inimizade contra Deus. Portanto, quem quiser ser amigo do mundo, torna-se inimigo de Deus? De quem você quer ser amigo? De Deus ou do mundo? Se você decidir ser amigo de Deus precisa andar em santidade. O que você decide?
Oração: Ore declarando uma aliança com Jesus de ser fiéis e buscar a santidade, mantendo-se puros e separados para Deus.
Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.
3 - O santo obedece à Palavra de Deus
Recepção: Receba alegremente cada criança e diga que Deus deseja que ela seja um santo do Senhor para abençoar a vida de cada uma delas. Observe se tem visitante e receba-o com carinho, apresentando-os aos demais.
Oração: Ore pela reunião da célula e pela vinda dos visitantes; Ore abençoando cada uma das crianças que está ali; Cubra-as espiritualmente e ore para que haja revelação do que é obediência no coração de cada criança; Ore por 3 pessoas e pela cadeira vazia
Louvor: "Obedecer" - Crianças Diante o Trono
Oferta: Fale sobre o principio da semeadura, que todos nós devemos ofertar o seu melhor para Deus, pois ele é fiel para nos abençoar abundantemente.
Quebra gelo: Brincadeira (O chefe manda)
Escolha uma criança ou o próprio líder para comandar a brincadeira dando uma série de ordens como: levantar os braços, pular, assentar-se, bater palmas, etc...
Os comandos só devem ser executados se o líder falar a frase "o chefe manda”. Ex: "O chefe manda pular." Caso contrário não se deve cumprir a ordem, quem o faz é excluído até que outro cometa o mesmo erro e fique no seu lugar.
Objetivo: Que as crianças saibam ouvir e obedecer o que se pede.
Introdução: Vimos no estudo anterior que somos como vasos nas mãos de Deus e, quanto mais limpo estamos, mais santos nos tornamos e Ele pode nos usar em Suas boas obras. Aprendemos, também que santificação é como nos tornamos santos, é o processo de limpeza na nossa vida. Quanto mais longe do pecado mais santos somos.
Peça a alguns discípulos que abram as seguintes passagens Bíblicas: João 17:17; Hebreus 12:14; Levítico 11:46b e I Pedro 1:16. Peça que cada um leia e diga que fará duas perguntas e as respostas estão nos textos, quem pode identifica-las...
Mas como podemos nos santificar? (deixe-os responder na Palavra e depois faça o comentário )
A Bíblia diz em João 17:17: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Então nos santificamos através da Palavra de Deus, pois ela é a verdade. Se andarmos guiados pela Bíblia, seguindo todos os seus ensinamentos, então seremos santos.
Mas porque devemos ser santos? (deixe-os responder na Palavra e depois faça o comentário )
Porque sem santificação ninguém verá a Deus (Hebreus 12:14), além do que, o Senhor diz em Levítico 11:46b e em I Pedro 1:16 que nós devemos ser santos, porque Ele é santo.
Texto Bíblico: Você quer ver a Deus? Então vai precisar aprender a andar em santidade. O rei Davi, ao escrever o Salmo 1, nos descreve como anda alguém que é santo. Ele diz que:
1. Ele não anda segundo o conselho dos ímpios
Alguém que é santo não escuta os conselhos de pessoas que não conhecem a Deus. Sabe aqueles seus colegas que dizem que Deus não existe, que esse negócio de ser crente é besteira, que o bom mesmo é curtir as coisas boas que o mundo tem: lan-house, balada, etc; que esse papo de obedecer pai e mãe é conversa fiada? Esses são conselhos de ímpios e se você ouvi-los, certamente não será bem-aventurado e não andará em santidade.
2. Não se detém nos caminhos dos pecadores
Os pecadores sempre querem nos levar para os seus caminhos. Andar no caminho dos pecadores é fazer a mesma coisa que eles. Por exemplo: dizer que vai para a Escola e vai jogar bola, ou ao cinema, ao Shopping, à praia, etc.; mexer nas coisas dos outros; namorar escondido; fumar; contar ou ouvir piadas indecentes; chamar palavrão; usar roupas indecentes.
3. E nem se assenta na roda dos escarnecedores
Você sabe o que é ser um escarnecedor? É alguém que faz gozação com os outros, que faz críticas malignas. Escarnecedor é aquele que fica contando piadinhas sobre o pastor, os crentes, as pessoas honestas; que zomba de quem entrega o dízimo e as ofertas; fala mal de todo mundo, inclusive do discipulador, dos vizinhos e pior... do próprio Deus.
4. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite
Aquele que anda em santidade tem prazer em obedecer a Deus, porque sabe que assim será bem-aventurado, será próspero em tudo o que fizer. Por isso, lê a Bíblia durante todo o tempo (de dia e de noite), para aprender como deve se comportar e quando deve tomar qualquer decisão; ele pensa e medita, constantemente, no que aprendeu na Palavra de Deus.
Conclusão: Aquele que obedece aos mandamentos de Deus é bem aventurado, prospera em tudo o que faz, é santo e tem o privilégio de poder ver a Deus. Que coisa tremenda, não é SANTO? Enquanto o desobediente é considerado infiel e portanto não prevalecerá. O que hoje você escolhe: Obedecer ou sofrer?
Oração Final: Juntamente com as crianças, declare ao Pai o seu desejo em ser obediente, santo e de ter uma vida de prosperidade conforme a tua Palavra.
Lanche (opcional)
4 – O santo teme à Palavra de Deus
Recepção: Receba com alegria cada criança e diga que Deus deseja que ela seja um santo do Senhor para abençoar a vida de cada uma delas. Observe se tem visitante e receba-o com carinho, apresentando-os aos demais.
Oração: Ore pela reunião da célula e pela vinda dos visitantes; Ore abençoando cada uma das crianças que está ali; Cubra-as espiritualmente e ore para que haja revelação do que é santidade no coração de cada criança; Ore por 3 pessoas e pela cadeira vazia
Louvor e Oferta: Cantem alguns louvores e depois fale sobre o principio da semeadura, que todos nós devemos ofertar o seu melhor para Deus, pois ele é fiel para nos abençoar abundantemente.
Quebra gelo: Você é uma criança esperta? Então conte a coisa mais inteligente que você já fez.
Introdução: Como é que a gente pode saber se alguém é sábio, esperto? Bem, olhando com os olhos das pessoas sem Deus, sábio e esperto é aquela pessoa que leva vantagem em tudo, não importando se para isso tenha que prejudicar os outros. Mas para Deus, a pessoa é esperta, sábia, se teme a Ele, se o respeita e o reconhece como o único e verdadeiro Deus!
Salomão foi um grande rei de Israel. Ele passou para a história como o homem mais sábio do mundo e foi ele quem escreveu o Livro de Provérbios onde ele afirma...
Texto Bíblico: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” Pv 1:7
Comentários: Temer não é ter medo, é respeitar. Aquele que teme a Deus não tem medo d'Ele, mas sabe que Ele é Senhor sobre todas as coisas, que a Sua Palavra é para ser obedecida.
O texto diz que o temor ao Senhor traz sabedoria. Você quer ser sábio? Você sabe o que é a sabedoria? Segundo o dicionário, sabedoria é o conhecimento da verdade, é a prudência, razão, retidão, justiça. O sábio é prudente, reto e justo, pois vive segundo a verdade que é a Palavra de Deus.
A Bíblia diz que Jesus, quando criança, crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria e a graça de Deus estava sobre Ele (Lc 3:40). Timóteo (aquele para quem o apóstolo Paulo escreveu duas cartas, lembra?), desde criança aprendeu as sagradas letras e isso o fez sábio.
Atividade: Selecionamos alguns versículos de Provérbios 1 para que você fazer uma história em quadrinhos bem legal sobre o que eles querem dizer, pode criar ou então desenhar algo que já aconteceu com você, ok!
Dê uma folha para cada criança com lápis de cor a vontade e fixe em local visível um cartaz assim:
“Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não o consintas. Se disserem: vem conosco ... filho meu, não te ponhas no caminho com eles, desvia os teus pés das suas veredas, pois os pés deles correm para o mal". (Pv 1: 10-16)
Conclusão: A sabedoria nos ajuda a não cair nas ciladas do diabo, pois andamos guiados pelo Espírito Santo de Deus, o que nos livrará de muitos problemas. Veja só o que diz esses textos de Provérbios 1: “Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não o consintas. Se disserem: vem conosco ... filho meu, não te ponhas no caminho com eles, desvia os teus pés das suas veredas, pois os pés deles correm para o mal". (Pv 1: 10-16)
Aqueles que não conhecem a Deus sempre vão querer nos levar para os seus caminhos que nunca nos levarão a um final feliz.
Os vendedores de drogas estão perto das Escolas, na vizinhança da nossa casa, prontos a envolver os adolescentes até que fiquem viciados. Os maus alunos estão sempre querendo mostrar que colar é muito legal, que tirar nota vermelha não tem problema nenhum e que esse negócio de estudar é tolice, ninguém precisa disso, o melhor mesmo é a gente se divertir. As paqueras, os namoros escondidos, a falta de obediência aos pais, tudo isso está ao nosso redor, pronto para nos engolir.
Mas aquele que é sábio, que teme ao Senhor, que é prudente, afasta-se desses caminhos, pois são caminhos maus. Veja só: as drogas levam à morte, traz doenças como o câncer e a aids; se alguém não estudar, jamais terá um bom emprego, viverá o tempo todo em dificuldades, passando necessidade porque não consegue um trabalho digno, viverá de favor pela casa dos outros; os namoros escondidos levam à prostituição, gravidez antes do tempo, maus casamentos e tantas outras coisas ruins.
Apelo: É isso que você quer para a sua vida? Então seja sábio, tema ao Senhor e você terá sempre o livramento de Deus em sua vida. Vamos agora mesmo confessar Jesus como único e verdadeiro Senhor das nossas vidas e pedir a Ele que nos dê a sabedoria para ser prudente, reto e justo, vivendo segundo a verdade que é a Palavra de Deus.
Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.
5 - Três jovens que se mantiveram fiéis
Recepção: Receba com alegria seus discípulos, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos. Ore e abençoe cada um dos presentes, suas famílias e pelos que faltaram. Durante a oração da cadeira vazia peça que cada um cite o nome dos 3 amigos que estão orando e proponha que façam o convite para eles estarem na célula.
Louvor: cante e louve com alegria ao Senhor
Oferta: O Senhor tem sido fiel em todos os momentos, e aprendemos que, quando mergulhamos n'Ele e no Seu profundo amor, podemos tirar toda incerteza, dúvida ou tristeza do nosso coração, porque Deus cuida de nós. Neste momento vamos também refletir como tem sido nossa fidelidade para com o Senhor. Será que Ele pode contar conosco em todos os momentos? Temos sido testemunho ? Temos trilhado o caminho da verdade? Temos meditado na Palavra todos os dias? Enfim temos sido fiéis, assim como Deus é conosco? Vamos neste momento apresentar a Deus nossos dízimos e ofertas, como selo de fidelidade a Ele. (ore e abençoe as ofertas)
Quebra Gelo: Leve uma imagem ou um boneco e coloque a frente dos discípulos, diga a eles que aquilo ira representar nosso Deus. Peça que eles, que orem peçam perdão a imagem, confesse seus pecados a imagem, e diga o quanto ela é importante e sem ela não podemos viver, como se tivessem dizendo para o próprio Deus. Caso alguém se recuse, imponha a ele que cumpra a ordem. Não se estenda muito, em seguida pergunte quem conhece os mandamentos do Senhor. Abra em Dt 5:8-9 e peçam que comparem com o que fizeram. Quem não conhecia esta lei do Senhor? Então porque fizeram? Será que temos adorado a outras coisas ou pessoas acima de nosso Deus sem percebermos? Comente um pouco com eles.
Introdução: Você ainda lembra qual o tema que estamos estudando? Isso mesmo: Fidelidade no espírito, alma e corpo.
Vamos ver hoje a história de três jovens que foram fiéis a Deus mesmo correndo o risco de serem jogados em uma fornalha para morrerem queimados.
Texto Bíblico: Daniel 3:1:30
Contando a Estória: Nabucodonosor, rei da Babilônia, mandou construir uma estátua de ouro e chamar todos os homens importantes – prefeitos, governadores, juízes, tesoureiros – para que viessem vê-la. Foi então dada uma ordem: que ao ouvir o toque da trombeta, harpa, cítara e toda sorte de música, todos os povos de todas as nações e todas as línguas deveriam prostrar-se diante da estátua do rei Nabucodonosor. Aquele que não se prostrasse seria imediatamente lançado na fornalha de fogo ardente.
Havia ali três jovens hebreus: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que amavam a Deus e eram fiéis aos Seus mandamentos, que não se prostravam diante da estátua do rei e não serviam aos seus deuses.
Alguns homens, vendo isso, foram até o rei e lhe disseram: “Esses homens fazem caso de ti. A teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste”.
O rei, então, mandou chamá-los e lhes ordenou que adorassem a sua estátua. Os três jovens então lhe responderam: “Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Se formos lançados na fornalha de fogo ardente, o nosso Deus, a quem servimos, pode livrar-nos dela e Ele nos livrará da tua mão, ó rei. Se não, fica sabendo que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.”
O rei enfureceu-se e ordenou que jogassem os três rapazes na fornalha de fogo e que a aquecessem sete vezes mais que o de costume. Estava tão quente que os soldados que os levantaram amarrados para jogá-los no fogo morreram queimados.
Mas ao olhar dentro da fornalha, o rei se espantou, pois ao invés dos três homens amarrados que foram jogados ali, ele via quatro homens soltos, que passeavam tranqüilamente dentro do fogo e não se queimavam. Abismado, o rei os chamou para fora: “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde”. Ao saírem da fornalha, todos puderam ver que o fogo não os tinha sequer chamuscado, nenhum fio de cabelo fora queimado. O rei então reconheceu o poder do Deus Todo-Poderoso que livra os Seus filhos do mal, e fez prosperar aqueles três jovens na província da Babilônia.
Eles foram fiéis e por isso prosperaram. Por terem sido fiéis a Deus, o Senhor os livrou da morte terrível na fornalha e assim deram testemunho do poder tremendo do Senhor.
Comentários: Fidelidade no espírito é obedecer aos princípios de Deus. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram fiéis ao mandamento que diz: Não terá outros deuses diante de mim. Eles aprenderam que o Senhor é um Deus zeloso e que se O temermos e formos fiéis aos Seus estatutos, tudo nos correrá bem (Dt 5:7; 6:15,24).
Mas voltemos à história de Sadraque e seus amigos. Ninguém perceberia se eles se prostrassem diante da imagem de ouro. Eles poderiam enganar os outros crentes da época, e hoje acontece o mesmo. Talvez, se você se vender ao pecado só para ser aceito pela turma ou pela sociedade, ninguém perceba. Mas o seu coração sabe – e Deus também – o que é pecado e o que não é. Havia muitos judeus – ou muitos crentes – naquela época, mas a Bíblia relatou que só aqueles três não se dobraram diante da imagem de ouro. Talvez os outros tenham se dobrado e passaram despercebidos. Hoje há outros tipos de imagens e outras formas de se vender ou se dobrar, coisas fora da vontade de Deus.
Cite exemplos de como hoje podemos estar nos dobrando diante da “imagem de ouro”? Conheço pessoas que não se vendem e, por causa disso, sofrem perseguições e discriminação – a fornalha da época de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E o diabo sempre nos tenta uma segunda vez: o rei Nabucodonosor deu uma segunda “chance” aqueles três jovens (Daniel 3.15), mas eles ficaram firmes. Por isso, eles foram libertos de dentro da fornalha e não se achou nenhum dano neles. Eles confiaram no seu Deus e foram reconhecidos e honrados por aqueles que os perseguiram e humilharam, sem ter que se vender nem se prostrar diante da imagem.
Atividade: Peça as crianças para fazer uma lista das coisas que elas ainda tem feito e que não mostra fidelidade em comportamento e testemunho diante de Deus. Incentive-as a serem sinceras, esta lista é só delas, ninguém precisará vê-la. Ao final pergunte se alguém quer compartilhar um ítem da sua lista.
Os menores podem estar desenhando a história que você contou.
Conclusão: Confie em Deus e fique firme diante das propostas pecaminosas. Se o “som” começar a tocar, indicando que você deve se prostrar, se render e se entregar, você pode dizer: “Não, eu não estou à venda!” Assim, você poderá ter certeza de que, apesar das discriminações e perseguições, o próprio Senhor Jesus estará com você dentro da fornalha e lhe livrará de dentro dela.
Fique firme e confie no Senhor. Faça parte da geração que é fiel no espírito, alma e corpo. Quer prosperar? Seja fiel a Deus!
Partir do Pão: Este momento é importante, pela comunhão com o líder e entre as crianças, gere o desejo de cada um levar algo para compartilhar com os amigos. Antes do lanche ore abençoando o alimento e cite Atos 2:46 - "Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e comiam com alegria e humildade."
6- O jovem que enfrentou os leões
Recepção: Receba com muito carinho as crianças, conheça os visitantes, incentive a trazerem amigos. Peça a uma das crianças que ore agradecendo a Deus e abençoando cada um dos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e por 3 amigos.
Louvor: Adore a Deus com cânticos alegres. Se possível que falem de fidelidade.
Oferta: Pv. 3:9-10 "Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar."
Texto Biblico: “... porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum vício ou culpa.” (Dn 6:4b)
Introdução: Você conhece alguém nos dias de hoje, de quem se possa falar assim como neste texto?
No estudo anterior conhecemos três jovens que, por terem o espírito fiel a Deus escaparam de uma terrível morte na fornalha ardente. Hoje vamos conhecer um outro jovem que tinha o espírito fiel a Deus e por isso foi vencedor, você sabe aonde? Na cova dos leões (Dn 6).
Contando a História: Daniel, esse é o seu nome, era amigo de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (que nós conhecemos no estudo passado), e, pela sua sabedoria e conhecimento chamou a atenção do rei, que pensou em colocá-lo em uma posição de governo sobre o reino. Isso despertou a inveja e o ciúme em outros homens, que passaram a buscar uma oportunidade na qual pudessem comprometer Daniel. Mas não encontravam nada de errado em sua vida, pois havia nele um espírito excelente (Dn 6:3b). Era fiel e não tinha vício algum (Dn 6:4b).
Vendo que não achavam nada de errado em Daniel, juntaram-se, foram ao rei para dizer-lhe que baixasse uma lei na qual qualquer pessoa que, no período de 30 dias fizesse um pedido ou petição a qualquer deus ou pessoa que não o próprio rei, fosse lançada na cova dos leões.
Ora, Daniel era fiel a Deus e, tinha como costume, três vezes ao dia, todos os dias orar ao Senhor de joelhos, diante da janela aberta voltada para Jerusalém.
Então aqueles homens foram juntos e encontraram Daniel prostrado, suplicado ao Senhor e correram ao rei para contar o que estava acontecendo, que Daniel estava desobedecendo a sua ordem. O rei então mandou buscá-lo e ordenou que o lançassem na cova onde estavam os leões, e colocassem uma pedra na entrada para que ele não pudesse sair.
Pela manhã o rei foi à cova e, angustiado, chamou por Daniel, pois gostava muito dele, e, qual não foi a sua surpresa ao ouvir lá de dentro: “Ó rei, vive para sempre. O meu Deus enviou o Seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano porque foi achada em mim inocência diante d'Ele.Também contra ti ó rei, não cometi delito algum” (Dn 6:22).
O rei muito se alegrou. Mandou que o tirassem da cova e que os homens que o acusaram fossem jogados aos leões, assim como seus filhos e suas mulheres. Além disso, escreveu uma mensagem a todos os povos, das mais diferentes nações e línguas, na qual dizia que em todo o seu reino os homens deveriam temer ao Deus de Daniel, porque Ele era o Deus vivo, que livra e sara e livrara Daniel do poder dos leões (Dn 6: 26,27). E assim Daniel prosperou tremendamente no reinado de Dario e Ciro.
Conclusão: Preste atenção em algo muito importante: Satanás, assim como aqueles homens, não quer que você seja fiel aos princípios de Deus e vai procurar colocar situações para afastá-lo do Senhor (amigos, conversas, brincadeiras, piadas, programas, músicas, etc). Se você for infiel ao Senhor, certamente morrerá. Mas se você mantiver o seu espírito fiel, em santidade, certamente você viverá a vida em abundância que Deus tem para você e, assim como Daniel, prosperará abundantemente.
E então? Leões ou obediência que traz vida? Você escolhe!
Apelo: Se tiver visitantes faça o apelo: Só Deus pode fechar a boca do leão (ou seja, do inimigo) que quer nos prejudicar. Não precisamos fazer as coisas erradas por medo ou vergonha, basta que entreguemos a nossa vida a Jesus e Ele cuidará de nós, nos livrará de todo o mal e nos dará a vida eterna! Decida agora seguir a Jesus! (Ore com eles recebendo Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas)
Partir do Pão: Como filhos de Deus vamos compartilhar este momento juntos? Peça para uma das crianças orar agradecendo a Deus, abençoando o lanche e pela oportunidade da comunhão
7 - A desobediência de Jonas
Recepção: Receba com muito carinho as crianças, conheça os visitantes, incentive a trazerem amigos. Peça a uma das crianças que ore agradecendo a Deus e abençoando cada um dos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e por 3 amigos.
Louvor: Adore a Deus com alegria e dança.
Oferta: Pv. 3:9-10 "Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar."
Quebra Gelo: Você já recebeu de alguém um chamado ou uma ordem para cumprir? E qual foi sua reação? Mas do que depressa correu para atender o chamando e cumprir a tarefa sem saber nem como iria fazer, ou arrumou um jeito de se esconder para fugir da obrigação.
Introdução: Nós já vimos o que acontece quando somos fiéis e obedientes a Deus ao estudarmos sobre Daniel e seus amigos: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Hoje vamos ver o que acontece quando não obedecemos ao Senhor.
Você já ouviu falar de um homem chamado Jonas? Jonas teve uma experiência tão profunda com Deus que sua história ficou registrada, para sempre, na Bíblia no livro Jonas. Vamos conhecê-la?
Contando a História: (SUGESTÃO: Faça os personagens e o cenário desenhados e peça seu líder em treinamento para ir movimentando, por trás de um pano, de acordo com a narração )
Um dia Jonas recebeu de Deus uma missão: ir à cidade de Nínive para alertá-los sobre a vida de pecado em que viviam. Mas Jonas não quis obedecer à ordem de Deus. Comprou uma passagem em um navio e fugiu para a cidade de Társis.
Mas, como nada escapa aos olhos do Senhor (Pv 15:3), Ele viu a fuga de Jonas no navio e mandou uma grande tempestade. Os marinheiros daquele navio ficaram apavorados, clamavam ao deus deles e jogavam toda a carga que havia ao mar para aliviar o peso, pois a embarcação estava prestes a afundar.
Jonas, porém, estava no porão, dormindo. O mestre do navio o encontrou e perguntou-lhe como conseguia dormir naquela situação. E, como era de costume, os marinheiros começaram a tirar sorte para saber de quem era a culpa de estarem naquela situação. A sorte caiu sobre Jonas, então lhe perguntaram o que fizera, de onde vinha, qual era o seu povo. Ele respondeu-lhes ser hebreu e temer ao Senhor Deus, criador do céu e da terra. Os homens, então, ao saber que ele havia fugido da presença de Deus, resolveram lançá-lo ao mar e o mar cessou a sua fúria.
Mas Deus não desiste dos seus planos e enviou um enorme peixe que engoliu Jonas e ele esteve três dias e três noites dentro da barriga do peixe. Nesse período o profeta reconheceu o seu erro, orou e se dispôs a obedecer a ordem que o Senhor lhe havia dado. Assim, Deus fez o enorme peixe vomitar Jonas em terra.
Jonas, então, foi a Nínive e, em um só dia, percorreu a cidade proclamando a mensagem que Deus lhe havia mandado. Os ninivitas creram em Deus e o rei proclamou um jejum em toda a cidade. Deus, então, teve misericórdia do povo e não destruiu a cidade, conforme havia dito antes.
Mas Jonas ficou irado com a misericórdia de Deus e fez uma oração (Jn 4:2,3) em que pedia para morrer pois ele não aceitava a decisão do Senhor de não ter destruído Nínive.
O Senhor, então, lhe deu uma grande lição de amor. Fez nascer, próximo à barraca de Jonas uma árvore que cresceu rapidamente e dava sombra sobre a cabeça de Jonas. Aparecendo o sol, o Senhor mandou um bicho que matou a árvore e ela secou. Ao nascer o sol, novamente, seus raios queimavam a cabeça de Jonas e ele novamente se irou com Deus, desejando morrer porque a sua árvore havia morrido. Disse o Senhor a Jonas: Tu estás assim por causa de uma árvore, que tu não plantastes e nem cuidastes, que nasceu numa noite e na outra morreu? Em Nínive há mais de 120 mil pessoas que ainda não têm discernimento das coisas. Não havia Eu de ter compaixão delas? (Jn 4:10,11).
Conclusão: Guarde bem no seu coração essas lições:
1. Quando não obedecemos a Deus, atraímos maldição sobre nós.
Onde você anda se escondendo de Deus?As vezes damos muitas desculpas para não ir a célula ou até mesmo para a igreja. Naquele momento estamos nos escondendo de Deus e dando brecha para o inimigo das nossas almas com uma mentira, nesta hora enganamos aqueles que nos convidam, mas a Deus não. Hoje Deus te convida a sair do seu esconderijo, obedecer e aceitar o Seu chamado! Quem aqui deseja obedecer e seguir ao Senhor?
2. Deus sempre nos dá uma chance para nos arrependermos e voltarmos para Ele.
Jonas foi lançado ao mar e engolido por um grande peixe. Essa foi a conseqüência do pecado da desobediência dele a Deus; quando desobedecemos a Deus vivemos em pecado e sofremos as conseqüências, mas Deus nos dá a oportunidade de arrependimento. Não importa o que tenhamos feito, Ele quer nos perdoar. Jonas se arrependeu, clamou a Deus e foi atendido. Assim como Jonas, você também pode ser perdoado. Não perca a chance de ser nova criatura em Cristo "pois se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo."
3. O amor de Deus não tem fim e a Sua misericórdia dura para sempre.
Qual é a sua escolha? Obedecer ou sofrer? Jonas esteve por três dias na barriga do peixe. Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo também esteve sepultado por três dias, mas ao terceiro dia Ele ressuscitou, para que você também tivesse a vida eterna.
4. ELE NUNCA DESISTE DE NÓS! Isso não é tremendo?
Seja fiel! Vale a pena. Aceite a Jesus agora e receba Dele a sua salvação.
Atividade: Disponibilize material variado e distribua folha para as crianças. Peça que elas montem o cenário da parte da história que mais gostou (pode ser em grupo) e depois explique para os demais.
Partir do Pão: Como filhos de Deus vamos compartilhar este momento juntos? Peça para uma das crianças orar agradecendo a Deus, abençoando o lanche e pela oportunidade da comunhão
8 - O jovem que perdeu a força
Oração Inicial: Na hora indicada para começar a célula, convide aqueles que já chegaram a se colocarem em oração por quem ainda não veio. Faça uma roda e batalhe com as crianças em oração para a liberação no reino espiritual de todos os impedimentos aos colegas freqüentarem assiduamente as células (cite nomes dos membros ausentes). A cada um que chegar após este período, dê um brado de vitória em reconhecimento pela intercessão das crianças.
Encerre este período agradecendo a presença de cada um, apresentando a cadeira vazia e reafirmando as 3 pessoas por quem sua célula está orando.
Louvor e Oferta: Vamos então louvar com alegria, pois estaremos através dos cânticos agradecendo a Deus pela nossa vida. Depois oferte e semeie o seu melhor para Deus.
Quebra-Gelo: Vamos nos dividir em dois grupos e fazer uma cabo de força. Após a brincadeira, levante alguns questionamentos como:
- Para o grupo que ganhou... "É bom ter vencido pela força?" " Será que é a força que nos dá a vitória?"
- Para o grupo que perdeu... " Qual o sentimento de ter pessoas mais fortes que vocês?" "Será que não ter a força nos faz perdedores?"
Introdução: Hoje nós vamos conhecer uma estória que nos responderá se é pela força que se vence as batalhas, por isso preste bastante atenção.
Contando a Estória: Você já ouviu falar sobre Sansão? Ele foi um líder levantado por Deus para livrar o povo de Israel das mãos dos filisteus (Jz 13:5). Nascido de mãe estéril (mulher que não pode ter filhos), era nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe. Você sabe o que é nazireu? Pois bem, é alguém que não podia beber vinho nem outra bebida forte, não podia cortar o cabelo nem comer ou beber qualquer coisa que fosse derivado de uva, era consagrado ao Senhor e o Espírito de Deus era com ele. Porém Sansão, apesar de ser alguém tão especial, de ter sido levantado por Deus, era alguém desobediente, orgulhoso e não seguia as leis do seu povo.
Em Juízes 14:1-3 vemos que Sansão, apesar de saber que os filhos de Israel não podiam casar com mulheres de fora do seu povo, desobedeceu aos seus pais e casou com uma mulher do povo filisteu.
Sansão também era muito violento (Jz 14:19). Em uma ocasião matou 30 homens somente para tirar-lhes as túnicas para dar aos homens que haviam, com a ajuda de sua mulher filistéia, decifrado o enigma proposto por ele em seu casamento; tocou fogo em um milharal (Jz 15:4-8) e depois matou a milhares de filisteus somente por vingança.
Sansão era um líder que se deixava influenciar pelas más companhias e acabou se envolvendo com uma outra mulher, Dalila (Jz 16:19) que lhe trouxe a destruição e morte. Dalila o convenceu a contar qual era o segredo da sua força descomunal. Ao saber que seu segredo estava em seus cabelos que nunca foram cortados, ela conseguiu cortá-los e chamou os filisteus, seus inimigos, que o levaram preso, furaram seus olhos e o acorrentaram a uma roda de moinho.
Porém, o nosso Deus é maravilhoso e não desiste de nós nunca. Quando Sansão, já preso e cego, clamou ao Senhor para que cumprisse o Seu propósito de livrar Israel dos filisteus através da suas mãos, o Senhor o ouviu (Jz 16:29-31) e ele conseguiu derrubar as colunas do templo e matar todos os que estavam ali.
Conclusão: Você, criança, foi levantada por Deus para ser um líder de excelência, usada pelo Senhor para trazer luz aos cegos, liberdade aos cativos e cura para os povos. Por isso não pode se deixar influenciar pelas coisas do mundo e agir como Sansão, que era consagrado a Deus desde o ventre, mas se deixou contaminar pela rebeldia, violência, orgulho, cobiça, e, assim, perdeu a presença do Espírito do Senhor em sua vida, morrendo cego e desacreditado.
Você foi chamado para cumprir os propósitos, os sonhos de Deus na sua vida, para implantar e consolidar o Reino de Deus na Terra.
Lembre-se: você é um guerreiro do exército do Senhor Jesus. Seja fiel aos princípios da Palavra e você verá as grandes maravilhas que o Senhor fará através de você, porque a sua força não está no seu cabelo, nem na sua inteligência, nem na sua beleza ou riqueza, mas está no Senhor que o criou para seu um grande líder nesta Terra. Amém?
Atividade: Desenho de Sansão para pintar
Meninas Meninos
Oração Final: Ore confirmando Jesus como Senhor e Salvador das crianças e encerre agradecendo pelo zelo e fidelidade de Deus conosco.
Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.
Líder:
- prepare sua célula com antecedência (estudo, louvores e materiais necessários);
- se coloque em oração pela célula durante o dia.
- ame cada vida que o Senhor tem lhe acrescentado para cuidar.
- honre esse dia que o Senhor te deu.
9 - A rainha Ester
Recepção: Receba seus discípulos com ternura, conheça os visitantes, incentive a trazerem outros amigos para compartilharem desta comunhão. Peça a uma das crianças que agradeça a Deus, abençoando cada um dos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e por 3 amigos.
Louvor: Louve ao Senhor com cânticos, peça as crianças que dancem e se alegrem na presença de Deus.
Oferta: Gn. 4:2b-5b "Abel foi pastor de ovelhas e Caim foi lavrador da terra. Ao fim de alguns dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel também trouxe das primícias das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta, mas de Caim e de sua oferta não agradou. "
Comente que não basta ofertarmos ao Senhor daquilo que temos, por obrigação ou por que todos fazem. O Senhor se alegra com aquilo que de melhor você entregar a Ele, com o coração sincero e alegre. Assim você também alegrará o Pai e desatará sobre si as bênção de Deus.
Quebra Gelo: Vamos descobrir os nomes dos personagens da nossa história de hoje através da brincadeira da forca. (Assuero - Mardoqueu - Hamã - Ester)
Introdução: Sempre temos estudado sobre grandes homens da Bíblia que obedeceram aos princípios de Deus e foram abençoados. Mas o Senhor também usou e usa, até hoje, grandes mulheres que se dispuseram e dispõem a obedecer aos seus princípios.
Nesta semana conheceremos uma mulher usada por Deus para salvar os judeus da morte. Seu nome é Ester e foi escolhida pelo rei Assuero para ser rainha da Pérsia, onde viviam os exilados judeus.
Contando a Estória: (SUGESTÃO: Passe o filme sobre a história de Ester)
Ester era uma jovem judia que foi escolhida pelo rei para ser sua rainha (Ester 2:12-18). Tinha um primo chamado Mardoqueu, que a criara desde pequena, pois não tinha pai nem mãe (Ester 2:5-7).
Mardoqueu era judeu e, fiel aos princípios de Deus, não se prostrava perante ninguém, por isso atraiu sobre si e sobre todos os judeus que ali viviam a ira de Hamã, homem exaltado pelo rei acima de todos os príncipes, diante de quem todos tinham que se prostrar (Ester 3: 1-6). Hamã, para se vingar de Mardoqueu, foi ao rei e falou-lhe do povo judeu, que tinha leis diferentes de todos os outros povos e não obedecia às ordens dadas por ele. Em razão dessa desobediência, que o rei não os deixasse ficar ali, mas que os mandasse matar.
Quando Mardoqueu soube desta ordem, rasgou suas roupas, vestiu-se de sacos e foi para a porta do rei, mas não o deixaram entrar. Ester soube do que estava acontecendo, mas achou-se incapaz de fazer alguma coisa, pois, apesar de ser rainha, só podia entrar na presença do rei quando este a chamava. Se entrasse sem sua ordem, poderia ser morta. Mardoqueu mandou-lhe dizer que se ficasse calada, certamente morreria junto com seu povo, pois também era judia e lembrou-lhe que talvez estivesse ali como rainha por providência de Deus para salvar seu povo (Ester 4).
Ester mandou então que todos jejuassem por 3 dias, pois assim faria também, e depois entraria na presença do rei. Ao terceiro dia, Ester vestiu suas vestes reais e pôs-se diante dos aposentos do rei. Ao vê-la, o rei a chamou e perguntou-lhe o que queria. Ela então o convidou para um banquete juntamente com Hamã. Hamã já tinha mandado preparar uma forca para Mardoqueu (Ester 5). Durante o banquete, novamente o rei perguntou-lhe o que queria e ela o convidou para um novo banquete. Neste segundo banquete, perguntou o rei a Ester, outra vez, qual era o seu pedido. Então ela lhe contou tudo o que estava acontecendo, denunciando Hamã como perseguidor do seu povo.
Mandou então o rei que Hamã fosse enforcado na mesma forca que havia preparado para Mardoqueu e que fosse revogada a ordem de matar os judeus.
Veja que, mais uma vez, o Senhor não desiste do Seu povo e providencia uma forma de salvá-los. Por sua providência, Ester foi escolhida para rainha da Pérsia e, através da sua vida, veio o livramento sobre todo o povo.
Conclusão: Deus não faz acepção de pessoas. Isto é, não tem preferência por homens ou mulheres, jovens, adultos, adolescentes ou crianças. Ele usa todos aqueles que estiverem dispostos a obedecer-lhe, todos os que tiverem o coração disponível para Ele e que lhe são fiéis.
Apelo: Seu coração está disponível? Quer entregá-lo ao Senhor? (ore com as crianças para que recebam ou confirmem Jesus como único, eterno e suficiente Salvador de suas vidas)
Atividades:
1- Vamos colorir a Rainha Ester - para os menores
Partir do Pão: Quando temos amigos queremos partilhar com ele sempre o melhor, como quando ofertamos ao Senhor o nosso melhor. Assim também devemos partilhar com nossos amigos do pão que Deus tem nos acrescentado a cada dia. Abençoe o lanche.
Líder:
- prepare sua célula com antecedência (estudo e materiais necessários);
- se coloque em oração pela célula durante o dia.
- ame cada vida que o Senhor tem lhe acrescentado para cuidar.
- honre esse dia que o Senhor te deu.
10 - O sal da terra e a luz do mundo
Oração Inicial: Na hora indicada para começar a célula, convide aqueles que já chegaram a se colocarem em oração por quem ainda não veio. Faça uma roda e batalhe com as crianças em oração para a liberação no reino espiritual de todos os impedimentos aos colegas freqüentarem assiduamente as células (cite nomes dos membros ausentes). A cada um que chegar após este período, dê um brado de vitória em reconhecimento pela intercessão das crianças.
Encerre este período agradecendo a presença de cada um, apresentando a cadeira vazia e reafirmando as 3 pessoas por quem sua célula está orando.
Louvor e Oferta: Vamos então louvar com alegria, pois estaremos através dos cânticos agradecendo a Deus pela nossa vida. Depois oferte e semeie o seu melhor para Deus.
Quebra-Gelo: Todos nós conhecemos o sal e sabemos que ele serve para dar gosto as comidas não é? Alguém aqui já experimentou comer batata frita ou qualquer outra comida sem sal? O que você achou do gosto? (deixe que as crianças respondam). A nossa vida também fica sem gosto quando perdemos o sal, o sal da alegria, o sal do amor uns para com os outros. E só Jesus pode nos devolver esse sal. Convide a Jesus para morar na sua vida e você será o sal que fará a diferença no mundo.
(sugestão alternativa: oferecer batata frita sem sal e perguntar o que está faltando, depois colocar sal e falar sobre a diferença que o sal faz no sabor é a mesma que nós devemos fazer como filhos de Deus)
Texto Bíblico: "Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? ... Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;” Mateus 5:13-15
Introdução: Estudamos a história de algumas pessoas que foram sal e luz no lugar onde estavam e exaltaram o nome de Deus, sendo fiéis aos princípios da Sua Palavra.
Daniel, Sadraque, Mesaque, Abede-Nego e Ester foram pessoas que cumpriram, com alegria, o propósito de Deus para suas vidas, sendo fiéis e obedientes a Ele. Mas todos eles eram adultos. E as crianças? Você acha que Deus pode usar as crianças, também, para ser sal e luz neste mundo, para trazer liberdade aos que estão presos?
Contando a Estória: Em II Reis 22 e 23 encontramos uma criança usada por Deus para transformar a história do Seu povo: Josias. Ele tinha apenas 8 anos de idade quando começou a reinar e reinou 31 anos. O versículo 2 diz que ele fez o que era reto perante o Senhor, isto é, foi fiel em tudo a Deus e, mesmo sendo uma criança, fez grande diferença entre os adultos que viviam com ele.
A Bíblia diz que Josias restaurou o templo e renovou a aliança com o Senhor; mandou reunir todo o povo, do menor ao maior para ler todas as palavras do livro da Lei. Além disso, restaurou o culto a Deus, derrubou todos os altares pagãos e celebrou a Páscoa.
A história de Josias ficou registrada e no capítulo 23, versículo 24 de II Reis diz que “antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a lei de Moisés; e depois dele, nunca se levantou outro igual”.
Comentários: Assim como o rei Josias, você foi chamado nesta terra para fazer diferença, para ser luz para aqueles que andam perdidos na escuridão do pecado e para ser o sal que dá sabor à vida, mostrando que só em Jesus nós encontramos paz e alegria.
Para cumprir esse propósito de Deus na sua vida, é preciso fidelidade aos Seus princípios, um coração obediente e humilde, uma vida dedicada a Ele em tudo: nas brincadeiras, na linguagem, na escola, com os amigos...
O fato de você ser criança não lhe impede de ser um grande homem ou uma grande mulher de Deus. Josias tinha 8 anos quando começou a reinar e cresceu sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda dos caminhos do Senhor. E se tornou um adulto de grande relevância para o seu povo.
Conclusão: Que idade você tem?
Deus o chama para ser sal e luz, para mudar a história da sua casa e da sua nação, para fazer de você um grande líder de êxito e de excelência, independente do fato de você ter 5, 10, 14, 30 ou 70 anos. Você aceita?
Atividade: O segredo do êxito se resume em apenas duas palavrinhas. Vamos colori-las e colocar bastante brilho nelas, certo! (usar lápis de cor e disponibilizar cola, purpurina ou gliter para realçar as palavras)
OBEDIÊNCIA e FIDELIDADE
Apelo e Oração Final: O mundo precisa de pessoas que façam a diferença, de pessoas que sejam o sal da terra para transmitir o gosto pela vida que só em Jesus podemos encontrar. Você é essa pessoa. Convide a Jesus para entrar na sua vida e você fará a diferença no mundo porque Ele te transformará em sal da terra.
Ore confirmando Jesus como Senhor e Salvador das crianças e encerre agradecendo pelo zelo e fidelidade de Deus conosco.
Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.
Líder:
- prepare sua célula com antecedência (estudo, louvores e materiais necessários);
- se coloque em oração pela célula durante o dia.
- ame cada vida que o Senhor tem lhe acrescentado para cuidar.
- honre esse dia que o Senhor te deu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário