CONTINUAÇÃO DA SÉRIE: CONHECENDO OS PLANOS DE DEUS PARA MIM
9- Moisés e o povo em direção a Canaã
Textos-base: Nm 10:29; 12:3; 20:10; 31:03 / Dt 33:01; 34:05 / Mt 17:03; 4:7 / At 7:22 / Hb 11:24.
“Por que clamas a Mim? Dize aos filhos de Israel que marchem” (Êxodo 14:13)
O Senhor deu a Moisés a tarefa de tirar os israelitas da escravidão do Egito, porque Seu plano para todos nós é que tenhamos liberdade, que sejamos livres para lhe prestar o puro e perfeito louvor.
Após o último sinal no Egito, que foi a morte dos primogênitos, faraó permitiu que o povo saísse. Assim, celebrada a primeira Páscoa, o povo juntou todas as suas coisas e partiu, juntamente com Moisés, para o deserto. Em Êxodo 13:21-22 podemos ver o cuidado e a fidelidade de Deus para com o Seu povo escolhido: “E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite”.
Faraó arrependeu-se de ter deixado o povo ir e enviou seu exército atrás dele. Quando os israelitas viram o grande exército dos egípcios que vinha atrás, começaram a questionar Moisés, a reclamar por terem saído do Egito. Moisés os admoestou a confiar em Deus, pois Ele os livraria e pelejaria por eles. O Senhor disse a Moisés que mandasse o povo marchar e que ele levantasse sua vara sobre o mar para que o povo passasse. E assim Moisés fez. Ao estender a vara e tocar as águas, estas se abriram e o povo passou pelo meio do mar, a pés enxutos. Ao chegarem ao outro lado, Moisés, novamente, tocou as águas que voltaram a se fechar, tragando todos os soldados e seus cavalos (Ex 14).
Moisés louvou ao Senhor pelo Seu grande feito e Miriã, sua irmã, dançou na presença do Senhor (Ex 15).
Durante todo o tempo que o povo passou no deserto, não lhe faltou o pão diário, pois o maná caia do céu todos os dias em quantidade necessária para cada um (Ex 16:4,5); quando o povo começou a reclamar que queria, também, carne, pois estavam enjoados só de maná, o Senhor enviou codornizes (Ex 16:13); quando a água estava amarga, o Senhor a tornou doce, para que bebessem (Ex 15:25).
Deus chamou Moisés ao Monte Sinai. Por vários dias Moisés permaneceu no Monte, em completa intimidade com o Senhor. Ali Ele lhe deu as Tábuas da Lei, as instruções para que construísse o Tabernáculo, pois o Senhor queria agora morar no meio do Seu povo.
Vendo o povo que Moisés demorava, a raiz de idolatria que traziam do Egito levou-os a fazer um bezerro de ouro, dizendo a Arão: “Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós, porque quanto a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu” (Ex 32:1).
O Senhor irou-se e disse a Moisés que iria destruir aquele povo, mas não o fez, pois Moisés intercedera por ele. Mas, ao chegar ao acampamento e encontrar o bezerro de ouro e o povo cantando e dançando para ele, acendeu-se o furor em Moisés, a tal ponto, que jogou ao chão as preciosas Tábuas escritas por Deus com os mandamentos e mandou matar todos os idólatras (Ex32).
Moisés era um homem que tinha intimidade com Deus. O Senhor falava com ele face a face, e fazia grandes coisas através dele, como abrir o Mar Vermelho, tirar água de uma rocha, etc. O seu rosto brilhava intensamente com a presença de Deus (Ex 34:29). Apesar de tudo isso, o povo ainda duvidava do cuidado de Deus e da autoridade do seu líder. Murmuravam de tudo, embora a nuvem não saísse de sobre eles de dia, nem faltasse a coluna de fogo à noite; embora não lhes faltasse alimento, nem água; embora suas roupas não se gastassem nem suas sandálias ficassem pequenas. Por causa disso, sua passagem pelo deserto, que duraria apenas 40 dias do Egito até Canaã, prolongou-se por 40 anos.
Deus quer cuidar de nós em todos os momentos da nossa vida. Quer ser a nossa cobertura diária, a nuvem de proteção sobre nós, o nosso sustento e a nossa guarda. O Seu plano para nós é que sejamos dependentes d'Ele em tudo. Salmo 23:1 diz que Ele é o nosso bom pastor e que nada nos faltará. Só precisamos crer nisso e seremos supridos em tudo, amém?
10- Josué, o conquistador
Textos-base: Ex 17:9; 24:13; 32:17; 33:11 / Nm 14:6-8; 32:12 / Js 3:5; 8:30; 5:14; 10:25; 11:15; 24:15.
"Tão somente esforça-te e sê muito corajoso." Js. 1:7a
Como você se sentiria se fosse chamado para substituir seu professor, ou seu líder de célula? Ou o seu pastor? Você acha que teria condições de assumir tão importante tarefa? Vamos conhecer alguém que foi chamado por Deus para cumprir este importante chamado. Este homem chama-se Josué. E quem era Josué?
Moisés enviou 12 homens para a terra de Canaã, que Deus havia prometido aos seus filhos. Ao fim de 40 dias, estes homens voltaram e traziam nos ombros um cacho de uva tão grande que precisava ser carregado numa vara por dois homens. Destes 12 homens, 10 traziam um relatório de medo, dizendo que o povo que habitava aquela terra era poderoso, eram gigantes que certamente os mataria como gafanhotos, Mas os outros dois tinham um outro relatório. Chamavam-se Calebe e Josué, e diziam que, apesar dos habitantes daquele terra serem fortes, com certeza venceriam sobre eles e conquistariam a terra que o Senhor lhes havia prometido (Nm 13,14).
Josué estava sempre muito perto de Moisés e aprendia com ele. Antes de morrer, Moisés chamou-o diante do povo e deu-lhe a tarefa de levá-lo à terra que o Senhor lhes tinha prometido.
Que desafio, não é mesmo? Liderar aquele povo murmurador, desobediente e substituir um homem como Moisés, que tinha intimidade com Deus, que recebia orientação diretamente dEle?
Mas Josué era temente ao Senhor, cria nas Suas promessas (Nm 14:6-8); era consagrado ao Senhor, seguia os Seus ensinamentos (Nm 32:12); era obediente às suas ordens (Js 11:15); era corajoso (Js 10:25) e era decidido (Js 24:15).
Josué tinha todas as características que Deus buscava em alguém para continuar o Seu projeto de tornar o homem novamente santo e separado para Si. Era corajoso, destemido, decidido, obediente, santo e cria no Senhor.
É possível que Josué tenha sentido um certo receio ao assumir tão grande responsabilidade, mas o Senhor lhe trouxe uma palavra de ânimo. Veja só o que está escrito em Josué 1:3,5,6,7,8,9: "Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como prometi a Moisés. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão somente esforça-te, e sê muito corajoso. Cuida em fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita, nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de fazer prosperar o teu caminho e serás bem sucedido. Não te mandei Eu? Esforça-te, e tem bom ânimo. Não pasmes e nem te espantes, porque o Senhor Teu Deus é contigo por onde quer que andares".
Josué foi um homem escolhido por Deus para levar o Seu povo ao lugar que Ele tinha preparado. Foi preciso muita coragem, pois Josué sabia das grandes guerras que teria que enfrentar para conquistar o seu território. Mas tinha em seu coração a promessa do Senhor que sempre estaria com ele.
Essa promessa também é para nós, mas precisamos decidir a quem iremos servir. Josué fez essa pergunta ao seu povo: a quem quereis servir? Ao Deus Todo Poderoso, ao Grande Eu Sou, nosso criador, ou aos falsos deuses do mundo? (Js 24:15). E ele publicou a sua decisão: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
E você? Qual é a sua decisão? Você quer fazer parte do reino de Deus e aceitar o plano de Deus para a sua vida? Se quiser, junte-se a nós e seja muito bem-vindo!
11- Um povo conquistador
Textos-base: Josué, capítulos 3, 6, 10 e 23
Josué liderou o povo de Deus na entrada em Canaã. Foi preciso coragem e ousadia de Josué e de todo o povo para conquistar aquela terra. Por isso o Senhor sempre esteve com eles. O Senhor era com Josué em tudo, e o engrandeceu diante de todos (Js 3:5,7). E é assim que Ele faz conosco. Quando recebemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, temos a identidade de "filhos do Rei" e somos herdeiros, juntamente com Cristo Jesus, do Reino de Deus.
As águas do Jordão se abriram diante de Josué e dos sacerdotes que levavam a Arca da Aliança (Js 3:15-16); as muralhas de Jericó caíram (Js 6), até o sol e a lua foram detidos no céu por causa de uma oração dele (Js 10:12-15). Josué venceu muitos reis e inúmeras batalhas; grandes territórios foram conquistados, tudo porque ele era obediente aos princípios e instruções do Senhor.
Josué já era velho quando convocou o povo e disse algumas coisas muito importantes:
" Quem pelejou pelo povo foi o Senhor (Js 23:3,4);
" Para se conseguir vitórias é preciso esforço e coragem para cumprir o que está escrito na Palavra, sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda (Js 23:6);
" Não podemos nos contaminar com aqueles que não crêem no Senhor e adoram outros deuses, mas nos manter puro e santos diante d'Ele (Js 23:7;
" Todas as promessas do Senhor se cumprem (Js 23:14);
- Se violarmos a aliança que temos com o Senhor, a Sua ira se acenderá contra nós, e Ele já não pelejará por nós (Js 23:12-16).
O plano de Deus para nós é sermos fortes, corajosos e destemidos, confiantes nas Suas promessas, certos de Seu amor. Ele quer que sejamos conquistadores dos nossos sonhos e dos sonhos d'Ele também.
Você quer que o plano de Deus seja real na sua vida? Você quer ser esse filho de Deus, corajoso, destemido, ousado, conquistador, vencedor e saber que quem vai à sua frente é o Rei dos Reis, o Senhor dos Exércitos? Que nada o pode deter, pois com Deus você é maioria absoluta?
O que você tem que fazer para isso?
Receber a Jesus em seu coração, como Seu Senhor e Salvador, entregar sua vida a Ele e deixar que ele o dirija em tudo o que você fizer e aonde quer que você vá. A mão d'Ele será sobre você e o seu nome será 'VENCEDOR', amém?
12- Jesus, meu Senhor e Salvador
Texto-base: I Sm 3; 16:1-13 / I Rs 3 / II Cr1:1-13 / Sl 139 / Is 7:14; 25:8; 42:1 / Jr 1:5; 23:5 / Mt 1:18-25 / Lc 1:26-38 / Jo 3:3.
Confia no Senhor de todo o teu coração.
Alguma vez você já parou para olhar para o céu, para o rio Negro ou para o mar? Já tentou imaginar quantas estrelas tem no céu? Quantos planetas existem no imenso Universo que nos cerca? Já pensou nos bilhões de pessoas que existem neste planeta, entre tantos continentes, países?
Que imensidão, não é mesmo? Vamos pensar mais um pouquinho: como você acha que Deus lhe vê no meio de toda essa multidão? Ele lhe conhece? Sabe o seu nome? O que você sonha? O que você precisa? O que você fala ou pensa?
Quero lhe dizer que mesmo no meio de toda essa multidão, Deus lhe conhece de uma maneira muito particular. Ele sabe o seu nome, onde você mora, o que você pensa, fala, sonha. É fantástico, mas a Palavra diz que mesmo quando você ainda estava na barriga da sua mãe, Ele já lhe conhecia (Salmo 139). E, ainda ali, Ele já o tinha santificado (Jeremias 1:5) e preparado para você uma vida em abundância. Isso não é maravilhoso?
Temos estudado nesses dias que desde a criação do mundo o Senhor tem um desejo: que o homem, Sua obra-prima da criação, Sua imagem e semelhança, o ame, o obedeça e seja feliz. Mas o homem, usando o direito que lhe foi dado por Deus, decidiu desobedecer ao seu Criador, abrindo, assim, um abismo entre Criador e criatura (Deus X homem). Mesmo assim, durante séculos, o Senhor vem trabalhando para trazer de volta à Sua presença, o Seu filho, a Sua criação. Para isso, um povo foi levantado na Terra e conduzido a um lugar especial: Canaã, a terra da fartura, onde há leite e mel em abundância. Grandes homens, tementes e obedientes ao Senhor, empenharam suas vidas nessa caminhada, até chegarmos a Josué.
Mesmo na terra prometida, o Senhor levantou outros homens para governar o Seu povo, entre eles Davi, o grande adorador, o salmista que sabia como ninguém entrar na presença do Pai com cânticos de adoração, e ficou conhecido como o homem segundo o coração de Deus. Outro grande homem foi Salomão, filho de Davi, que pediu a Deus algo muito especial: sabedoria (II Cr 1:7-12). Muitos juízes e sacerdotes foram colocados sobre o povo para lhes dar direção. Mas o povo, de vez em quando, esquecia das grandezas, prodígios e maravilhas que o Senhor tinha feito diante dos olhos deles. A murmuração fez com que perdessem muitas bênçãos e fossem, muitas vezes, feito prisioneiros por outras nações, tendo suas casas e famílias destruídas.
Mas nada impediu que o Senhor prosseguisse no Seu plano para nos trazer de volta à Sua presença. E então, Ele toma o que tem de mais precioso no Universo: Seu próprio Filho, uma parte de Si mesmo, e o manda à Terra para o maior de todos os sacrifícios, a morte na cruz para termos os nossos pecados perdoados, e através da Sua ressurreição, recebermos a vida eterna.
Veja que maravilha!! Veja que amor tão grande, que é capaz de, no meio de uma multidão, olhar particularmente para cada um de nós. Mesmo sendo pecadores, não merecedores da Sua graça, Ele nos diz: "Filho amado, não desisti de você e nem esqueci de cada promessa que Eu fiz a teu respeito. Estou enviando o Meu Filho amado para cumprir o plano de resgate da tua vida. A única coisa que Eu te peço é que creias que Ele é Aquele a quem Eu enviei, recebe-o no teu coração, confia n'Ele e obedece a tudo o que Ele te ensinar. Se fizeres isso, terás o Meu reino e a vida eterna."
Você pode imaginar Deus falando isso ao seu coração? Essa é a proposta que Ele lhe faz todos os dias, batendo à porta do seu coração (Apocalipse 3:20).
Jesus, o Filho de Deus, já veio, já morreu na cruz. O plano de Deus para resgatar você foi cumprido. E agora? Você quer aceitar o presente da salvação que lhe foi dado por meio d'Ele? Você quer viver a vida em abundância que Ele lhe prometeu e ser muito mais que vencedor em Cristo Jesus? Não depende mais de Deus, só depende de você!!!
O sonho de Deus e dos seus pais é que você seja vitorioso, bem-sucedido em tudo, feliz, alegre; que a sua vida traga impacto a quem lhe vê, que deixe uma marca positiva em todas as pessoas que conviverem com você. Você é alguém muito especial, uma criança que carrega dentro de si a vida de Deus e um futuro adulto que, através do seu testemunho, mudará a história desta nação, da igreja, da sua casa.
Deus sonha com você para fazer parte da geração santa, do sacerdócio real, de um povo eleito para viver na Sua presença todos os dias da sua vida, sem medo, nem enfermidades, pobreza, ruína, violência, fome, corrupção, miséria, adultério, prostituição, divórcios, abandono de crianças, etc. Você aceita? Então seja bem-vindo ao Reino de Deus!
13 -A obediência de Jesus
Lucas 2:29-52
O livro de Lucas, capítulo 2, versículo 40, diz que Jesus crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria e a graça de Deus estava sobre Ele. Como toda criança, Jesus experimentou o crescimento físico e mental. Além disso, tinha alguém para cuidar d'Ele.
Quando Jesus tinha 12 anos, José e Maria subiram a Jerusalém para a Festa da Páscoa, como faziam todos os anos e o levaram junto. Ali ficaram por alguns dias e, terminada a Festa, regressavam todos para casa. Naquele tempo, não se viajava de uma cidade a outra como fazemos hoje, de ônibus, de avião ou de carro. As viagens eram feitas a pé ou nos camelos, e, após a Festa, grande era a quantidade de gente na estrada. Famílias inteiras caminhavam juntas, com suas crianças e idosos, retornando às suas cidades.
Em dado momento, Seus pais deram falta de Jesus perto deles, mas, a princípio, não se preocuparam, pois achavam que poderia estar junto com alguns parentes ou conhecidos. Mas quando não o encontraram no meio da caravana, voltaram a Jerusalém à sua procura.
Você pode imaginar a grande preocupação que havia no coração daqueles pais? Mesmo sabendo que o filho que eles tinham era especial, era o próprio Filho de Deus, ainda assim a preocupação e o medo de que algo de mal pudesse acontecer a Ele, certamente era muito forte no coração deles.
A Bíblia diz que, após três dias eles o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos que o ouviam, admiravam-se da Sua inteligência e de Suas respostas.
Maria Lhe perguntou: Filho, por que fizeste isso conosco? Teu pai e eu te procurávamos ansiosos.E Jesus lhe respondeu: por que me procuravam? Não sabem que tenho que cuidar dos negócios de Meu Pai? E desceu com eles e lhes era sujeito.
Vamos pensar um pouco sobre esse momento na vida de Jesus: Ele ainda era uma criança, mas já tinha sabedoria e conhecimento a ponto dos doutores se admirarem de Suas respostas. Ele sabia que era o Filho do Deus Altíssimo e precisava cumprir o propósito para o qual veio ao mundo. Mas Ele também sabia que, apesar de ser tudo isso, precisava cumprir o princípio da obediência a Seus pais aqui na terra, pois há um mandamento que diz: Honra o teu pai e a tua mãe ... (Ex 20:12). Por isso o texto diz que lhes era sujeito, quer dizer que era obediente, submisso. E Maria, como mãe, guardava todas essas coisas em seu coração.
Existe um dia no ano que se comemora, comercialmente e socialmente, o Dia das Mães, que é o segundo domingo de maio. Nesse dia, os filhos dão presentes, abraços, beijos, carinhos, procuram ser obedientes. Mas a maioria passa a maior parte dos outros dias do ano tratando suas mães com rebeldia, desobediência, indiferença, palavras rudes. Jesus, como filho, nos ensinou a honrar nossa mãe todos os dias.
Maria sempre esteve presente ao lado de Jesus, em todos os momentos de Sua vida, até à cruz. Talvez sua mãe não seja assim tão presente ao seu lado, talvez não seja do jeito que você gostaria que ela fosse, mas é sua mãe e merece ser honrada por você todos os dias do ano.
Você sabe qual é o presente que toda mãe deseja? A mesma coisa que o coração de Deus pede: um filho obediente.
Quer fazer sua mãe feliz todos os dias do ano? Seja obediente em tudo, com alegria, pois assim você agradará o coração de Deus e será próspero.
“Filho meu, se o teu coração for sábio, então se alegrará o meu coração; exultará o meu íntimo, quando os teu lábios falarem coisas retas.” Pv 23:15,16
Para onde você quer ir? Para o céu, ao lado do Pai? Deve andar na verdade, porque em Apocalipse 21:8 diz: “Mas quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas , e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.”
É terrível, não é verdade? O texto fala em todos os mentirosos. Não existe mentirinha, ou meia verdade ou mentira branca, ou ainda ‘foi brincadeirinha’ como, às vezes, as pessoas dizem. Se não é verdade, é mentira, E os mentirosos não entraram no reino dos céus.
Portanto, não minta. Fale sempre a verdade, mesmo que, às vezes, você tenha que sofrer as conseqüências de um erro que você tenha cometido. Jesus disse que a nossa palavra deve ser: SIM, SIM; NÃO, NÃO, pois o que passar disso é maligno (Mt 5:37).
Diga sempre a verdade. Vale a pena! Se você andar assim, será fiel aos princípios de Deus e será tremendamente abençoado.
14- Você tem a mente de Cristo
“Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (I Co 2:16)
Nos dias de hoje, todos nós estamos sendo expostos a uma série de informações, através da televisão, rádio, revistas, amigos, Escola, família, que nos incentivam ao pecado, a viver segundo aquilo que o mundo diz que é correto e não segundo os princípios da Palavra de Deus.
Como você acha que Jesus se comportaria no mundo de hoje, se tivesse a sua idade?
Sabendo que Jesus é o Filho de Deus, que precisa cumprir os princípios dados por Seu Pai, como você pensa que Ele se comportaria se andasse ao seu lado, nos lugares onde você anda, na sua casa, com sua família, com seus amigos?
O apóstolo Paulo ficou muito preocupado com a Igreja de Corinto quando soube dos diversos problemas que seus membros enfrentavam com relação ao pecado. Mesmo sendo cristãos, pregando a Palavra, permitiam que o pecado continuasse a fazer parte das suas vidas, como se fosse algo simples, sem importância. Viviam criando confusão entre si, discutindo, sendo rebeldes, indecentes, imorais e idólatras.
Se nós pararmos um pouquinho para pensar, veremos que hoje, na verdade, vivemos muitas vezes de forma semelhante: brigamos com os nossos irmãos, somos desobedientes aos nossos pais e a outras autoridades (professores, discipuladores, pastores, etc), assistimos a filmes, novelas, programas, com cenas imorais; damos o primeiro lugar da nossa vida a uma série de coisas e Deus fica sempre para depois.
Somos um pouco parecidos com a Igreja de Corinto, não é verdade? As coisas do mundo estão mais presentes em nossas vidas do que a santidade, a obediência aos princípios do Senhor.
Mas Paulo diz que nós temos a mente de Cristo, somos filhos de Deus e o Espírito Santo habita em nós, pois somos Seu templo.
O que fazer, então para mudarmos a nossa vida?
Paulo diz que todas as coisas me são lícitas, isto é, posso fazer qualquer coisa que eu quiser, mas nem todas me edificam, por isso não posso me deixar dominar por nenhuma delas (I Co 10:23), pois o Senhor não nos deixará ser tentados por algo que não possamos suportar (I Co 10:13).
Qual é a resposta, então? Resistir ao pecado!
“Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos”. (I Co 16:13)
Isso mesmo! Você tem a mente de Cristo; uma mente lavada pelo sangue do Cordeiro e que precisa ser transformada pelo poder da Palavra. Vigie! Seja firme! Fortaleça-se no Senhor! E você vencerá o mundo, passando a viver a santidade do Senhor e experimentando do Seu sobrenatural Amém?
15- Uma nova geração de Gaditas
Recepção: Receba seus alunos com alegria
Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias
Oferta: O Senhor tem sido fiel em todos os momentos, e aprendemos que, quando mergulhamos n'Ele e no Seu profundo amor, podemos tirar toda incerteza, dúvida ou tristeza do nosso coração, porque Deus cuida de nós. Neste momento vamos também refletir como tem sido nossa fidelidade para com o Senhor. Será que Ele pode contar conosco em todos os momentos? Temos sido testemunho ? Temos trilhado o caminho da verdade? Temos meditado na Palavra todos os dias? Enfim temos sido fiéis, assim como Deus é conosco? Vamos neste momento apresentar a Deus nossos dízimos e ofertas, como selo de fidelidade a Ele. (ore e abençoe as ofertas)
Captando a atenção: Brincadeira: Cabo de força
Divida os participantes e com uma corda faça a brincadeira do cabo de força.
Ao final, pergunte aos vencedores se eles gostaram de vencer.
Pergunte aos que perderam o que faltou para que eles vencessem? Será que foi mais força?
Introdução: Pergunte a todos: Vocês gostariam de ser fortes e vencer todas as batalhas? Gostariam de ter a força de cem ou de mil homens? Então vamos ver na Palavra sobre guerreiros bem fortes, que venciam todas as batalhas...
Princípio Bíblico: “... homens valentes, homens de guerra para pelejar, armados de escudo e lança. Seus rostos eram como rostos de leões, e eram ligeiros como corças sobre os montes. “ I Crônicas 12:8
Comentários: Após a morte de Saul, rei de Israel, Davi foi ungido rei sobre Israel, conforme a palavra do Senhor dita pelo sacerdote Samuel (I Samuel 16). Como rei, Davi enfrentou muitas guerras e tornou-se muito poderoso porque o Senhor Deus dos Exércitos era com ele (I Crônicas 11:9)
O rei Davi contava com um exército muito forte, liderado por homens valentes, verdadeiros heróis que o apoiaram fortemente em seu reino.
Dentre esses homens valentes, um grupo muito especial se destaca pelas características que lhes são atribuídas. Veja só: valentes; prontos para a guerra; com as armas preparadas nas mãos; rostos como de leão (assustadores) e velozes como as corças. Eram os GADITAS. E veja que coisa interessante: Bíblia diz que o menor valia por cem e o maior por mil!! (I Crônicas 12:14) Isso é tremendo!
Aplicação da Palavra: Mas o que isso tem a ver com você?
É muito simples. Vivemos em uma guerra constante contra o inferno. Satanás, nosso inimigo, vive constantemente buscando maneiras de nos tirar dos caminhos do Senhor, da santidade e da fé. Essa luta não é contra pessoas ou coisas, mas contra os principados e potestades da maldade, contra Satanás e seus demônios (Efésios 6:12). Nessa guerra é preciso ser valente, estar preparado, com a arma em punho e a coragem de um leão. Um verdadeiro GADITA.
O Senhor está levantando uma nova geração de guerreiros, tementes a Ele, adestrados na Sua Palavra, para entrarem nessa guerra. E você foi chamado para fazer parte desse exército, um verdadeiro valente de Deus, para conquistar territórios para o Senhor.
Já sei! Com certeza você nunca pensou em ser um soldado, muito menos de entrar em uma guerra ou conquistar territórios. Guerra só de brincadeira, não é? É provável que você se ache muito pequeno e fraco para lutar contra algo que parece tão grande e tem um nome que dá medo, como PRINCIPADO OU POTESTADE. Não é mesmo?
Calma. Não se assuste, pois o Grande General deste exército é, nada mais, nada menos, que o Senhor Deus Todo Poderoso, que já preparou para você uma armadura especial que lhe guardará da cabeça até os pés, para que você possa resistir ao dia mau, isso mesmo, ao dia da guerra (Efésios 6:13-18).
Sua armadura tem um capacete especial para guardar a sua cabeça, uma couraça de justiça para proteger o seu corpo, calçados para os seus pés não vacilarem, um cinto que lhe dá segurança com a verdade, um escudo de fé e uma espada que nunca falha. Ah! E tem mais, você já entra na guerra com um decreto de vitória: Você já é muito mais que vitorioso em Cristo Jesus e o seu inimigo já sabe que, embora lute, já está derrotado.
E aí? Vamos lutar? Topa entrar nesse exército vitorioso, como um gadita, com cara de leão e veloz como uma corça? Se você quiser se alistar agora, começarmos a aprender a usar a armadura que está à sua disposição e descobrir algumas das táticas que o inimigo usa contra nós. Vamos lá?
Música: Cd Crianças Diante do Trono n° 2, "Soldado do Rei"
Atividade: Vamos fazer um desenho de como nós imaginamos um GADITA.
SÉRIE - TOMANDO POSSE DO REINO
Tomando posse do Reino - Parte I
“Desse modo Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção que pela concupiscência há no mundo.” 2 Pedro 1:4
Você sabe o que é uma promessa? É uma oferta, é um voto feito a alguém. Quando eu prometo alguma coisa a alguém, estou me obrigando a dar ou fazer alguma coisa para aquela pessoa, eu me comprometo com a outra pessoa.
A Bíblia diz que Deus nos deu grandíssimas e preciosas promessas e em Jeremias 1:12 Ele diz que vela pela Sua palavra para cumpri-la.
O que quer dizer isso? Que todas as coisas que Ele nos prometeu, Ele mesmo cuida para que se cumpram em nossa vida.
Essas promessas nos tornam participantes da natureza divina, isto é, nos levam a viver o reino de Deus, a vida eterna. Nosso Pai não nos quer vivendo em tristezas, amargura, medo, pobreza, necessidade. Ele nos quer no Seu reino, vivendo sempre em alegria, vitória, saúde, paz, supridos em todas as nossas necessidades.
E como viveremos esse reino?
Jesus ensinou a Seus discípulos, através de parábolas (histórias), o que era o reino de Deus e como poderiam vivê-lo. Vamos conhecê-las e descobrir como poderemos viver esse reino aqui na Terra.
Em Mateus 25:1-3, Jesus fala que o reino de Deus é semelhante a 10 virgens (moças que ainda não casaram), que tomam suas lâmpadas e saem ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas, imprudentes, e não se preocuparam em levar óleo de reserva e as outras cinco eram prudentes, por isso levaram um pouco mais de azeite consigo, caso fosse necessário. O noivo custou um pouco a vir e elas acabaram cochilando.
À meia noite, ouviu-se uma voz que gritava: “Aí vem o noivo. Saí ao seu encontro”! Então todas se levantaram e pegaram suas lâmpadas. As insensatas, vendo que ficariam no escuro, pediram às prudentes que lhes dessem um pouco do seu azeite, mas elas se recusaram a dar-lhes. Enquanto elas foram em busca de comprar azeite, o noivo chegou e as cinco que estavam preparadas o acompanharam às bodas e as portas se fecharam. Quando as outras chegaram e pediram ao noivo para entrar , ele disse não conhecê-las.
Preste atenção: Jesus é o noivo, que prometeu vir buscar a Sua noiva, a Igreja, eu e você, para viver com Ele a vida eterna. Mas precisamos estar atentos, vigiar todo tempo e manter a nossa lâmpada cheia de óleo.
Você sabe o que é esse óleo? É o Espírito Santo de Deus, que deve dirigir a nossa vida em todo tempo e em todas as coisas. As promessas para nós são grandiosas e extremamente preciosas, mas nós precisamos estar vigiando, regando-as em oração, buscando a santidade em todo o tempo.
Não esqueça que Deus nunca falha em Suas promessas. O Noivo vem, mas nós precisamos estar prontos, alertas e cheios da presença inigualável do Espírito Santo, para não nos deixarmos enganar por satanás. E essa decisão só pode ser tomada por nós, individualmente. Ninguém pode fazer por nós.
Acorde! Fique esperto! O Noivo está chegando e quer estar com você!!!
Jesus, em um outro momento, falou novamente aos Seus discípulos sobre o reino de Deus. Em Mateus 22:1, Ele fala que o reino de Deus é semelhante a um rei que preparou um banquete para celebrar o casamento do seu filho e enviou seus servos para chamar os convidados, mas eles não quiseram ir. Novamente o rei enviou os seus servos para chamar os convidados, mas eles não deram importância, e alguns, até, atacaram os servos e os mataram.
Aquele rei ficou profundamente irado e enviou seus exércitos para destruir aqueles assassinos e suas fazendas. Depois chamou seus servos e disse-lhes que o banquete estava pronto, que fossem a todos os locais e trouxessem todos aqueles que encontrassem. Assim os servos fizeram.
Veja só: Deus já nos deu as promessas. Ele é o rei que preparou o banquete. Tudo está pronto, só precisamos aceitar o convite. Mas muitos o rejeitam, fazem pouco caso. Sempre acham que existe alguma coisa mais importante a fazer do que buscar ao Senhor, e fazem como aqueles convidados que não deram importância ao convite. Outros vão mais além e falam contra Deus, que Ele não existe, que tudo isso é ilusão, é tolice. Ou ainda, viram as costas a Deus e adoram ídolos, demônios disfarçados, na macumbaria, feitiçaria, nova era, etc.
O banquete está na mesa. As promessas já foram dadas. O que você está esperando para assentar-se à mesa e deliciar-se? Você é o convidado especial. A única coisa que Deus espera é que você diga sim, aceite o convite e usufrua as suas promessas de prosperidade, paz, saúde, alegria em sua vida.
Não perca tempo! Mesmo sendo criança, não esqueça que o tempo passa.
Seja esperto! Aceite logo!!
Tomando posse do Reino - Parte II
“ ...ajuntai primeiro o joio; atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.” (Mateus 13:30b)
Jesus, com outra parábola, novamente ensinou sobre o Reino de Deus: “O Reino de Deus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele e semeou joio no meio do trigo e retirou-se. Quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio”. (Mateus 13:24-30)
Você sabe o que é joio?
É uma erva daninha, uma planta que não serve para nada.
Jesus disse que quando os empregados viram o joio, quiseram arrancá-lo, mas seu patrão não deixou, pois poderiam arrancar junto o trigo. Eles deveriam esperar a colheita, pois assim poderiam separar um do outro. Tomariam, então, primeiro o joio, o atariam em feixes e o atirariam ao fogo. Enquanto isso o trigo seria recolhido no seu celeiro.
O que essa parábola nos ensina sobre o Reino de Deus?
Veja só: a semente fala da Palavra de Deus, a boa semente que é plantada em nosso coração, que traz a vida do Pai para nós. Satanás, o inimigo, não quer que essa Palavra, essa semente, frutifique de forma abundante em nossas vidas, então lança sementes malignas em nossa mente, o joio, que encontra terra fértil em alguns corações.
A colheita é o resultado das nossas ações. Se em nossos corações recebermos a Palavra do Evangelho da salvação e vivermos Seus princípios em todo o tempo, seremos o trigo, iremos para o celeiro de Deus e viveremos a eternidade ao Seu lado. Mas, o melhor de tudo é que começaremos a viver esse Reino e usufruir de Suas promessas aqui na Terra mesmo. Mas, se enchermos o nosso coração da semente ruim, seremos o joio, a erva daninha que para nada serve, a não ser para ser lançada no fogo.
O Reino de Deus é para aqueles que abrem o seu coração para que as sementes do Evangelho encontrem terra fértil e possam se desenvolver e frutificar em uma vida de compromisso com Deus, temor a Ele, santidade e fé.
No Reino de Deus não entram aqueles que têm o coração carregado de sementes malignas, que são contrárias às palavras de Deus, aos Seus princípios.
Quem você quer ser: joio ou trigo?
O destino do joio é o inferno, enquanto que o trigo é recolhido no celeiro de Deus. Não permita que satanás plante em você as suas sementes malignas, condenando-o a passar a eternidade no profundo inferno.
Você quer o Reino de Deus? Abra a sua vida e deixe Jesus entrar e você conhecerá o que é viver nesse Reino, amém?
Jesus usa outra comparação:
“O Reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu-o. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo” (Mt 13:44).
Jesus sabia que seus discípulos, assim como nós, precisavam entender a importância do reino dos céus para viverem uma vida de excelência, assim como nós, também, precisamos entender isso. Por isso, comparou Seu Reino a um tesouro escondido.
O que é um tesouro?
Segundo o dicionário, tesouro fala de riquezas, objetos preciosos que estavam escondidos, e que foram descobertos; é algo de grande valor.
Então, vamos entender que o Reino os Céus é algo extremamente precioso, valioso, que precisamos descobrir. Jesus diz que o homem que encontrou o tesouro oculto ficou feliz, tão feliz que vendeu tudo o que tinha e comprou o campo onde o encontrou.
Como podemos entender isso?
Quando descobrirmos a preciosidade do Reino, conheceremos o poder e a grandeza do Rei dos reis, do Senhor Deus Todo Poderoso e temos noção do que Ele pode fazer em nossa vida. Não hesitaremos em abrir mão de tudo o que temos para adquirir esse tesouro tão magnífico.
Assim como aquele homem, citado por Jesus, vendeu tudo o que tinha para comprar o campo onde o seu tesouro estava escondido, nós também deixaremos tudo o que temos, para usufruir as preciosidades do céu.
Você pode imaginar o que aconteceria na sua vida se hoje você encontrasse ou recebesse um tesouro: jóias, dinheiro, etc? Quantos problemas financeiros seriam resolvidos na sua casa? As dívidas seriam pagas, você compraria uma casa maravilhosa, um carro, viajaria...
O Reino de Deus é muito mais do que um tesouro físico que se acaba, é um tesouro eterno, pois vai nos trazer benefícios no corpo, na alma e no espírito e nos levar à eternidade.
O Reino de Deus tem promessas inigualáveis de alegria, saúde, prosperidade em todas áreas de nossa vida, além da certeza da salvação e de uma vida eterna.
Você quer encontrar esse tesouro? Jesus o está oferecendo a você. Basta que você o aceite e se disponha a andar nos Seus princípios, em obediência à Palavra de Deus. Você verá que nada vai lhe faltar, pois o Bom Pastor está cuidando de você, constantemente.
Tomando posse do Reino - Parte III
“Se atentamente ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.” (Deuteronômio 28:1)
Estamos estudando estes dias sobre o Reino de Deus e vimos que Jesus o comparou a muitas coisas, inclusive ao homem que encontra um tesouro e abre mão de tudo o que tem para ficar com ele. Podemos entender com isso que o reino de Deus é algo muito precioso que o Senhor quer que experimentemos.
Mas, em um Reino não se entra de qualquer maneira. Um reino é uma área particular, governada por um rei, regida por leis e normas. Não entra qualquer um e nem de qualquer jeito.
Por exemplo: para alguém entrar e permanecer por um tempo nos Estados Unidos da América (que não é um reino, mas um País), é necessário que tenha passaporte e adquira um visto, isto é, uma autorização do Consulado Americano. Para entrarmos em outros países, como, por exemplo, a Venezuela, Colômbia, Israel, não precisamos de visto, mas temos que apresentar passaporte.
O Reino de Deus também tem uma exigência para que nós possamos entrar e usufruir de todas as maravilhas que Ele tem para nós. O passaporte para entrar nesse reino chama-se OBEDIÊNCIA.
Em Deuteronômio 28 o Senhor diz que se atentamente ouvirmos a Sua voz e guardarmos todos os Seus mandamentos, Ele nos exaltará sobre todas as nações da terra. Esse ouvir não está ligado somente a escutar, mas a obedecer.
Tem muita gente que escuta mas não obedece. Você já ouviu alguém dizer assim: entrou por um ouvido e saiu pelo outro? Pois é, isso quer dizer que a pessoa escutou mas não ouviu. Deus não quer em Seu reino meros ouvintes. Ele quer filhos que O ouçam e obedeçam, para que possam ser exaltados sobre todas as nações.
E sabe o que mais? No versículo 2 Ele diz que se O ouvirmos, as bênçãos virão sobre nós e nos alcançarão. Quais bênçãos? Veja lá no versículo 3 em diante: Seremos benditos na cidade ou no campo – onde estivermos, seja qual for o lugar, seremos abençoados; a prosperidade estará em nossa casa; quando viajarmos estaremos guardados pelo Senhor; nossos inimigos serão derrotados; o Senhor fará de nós um povo santo e todos
que olharem para nós verão que o Senhor é conosco; o bom tesouro do Senhor será aberto para nós e nada nos faltará. E veja só que tremendo: Ele diz que nos porá por cabeça e não por cauda, que sempre estaremos por cima e não por baixo.
Mas, no versículo 14 Ele diz que não devemos nos desviar das Suas Palavras para não servirmos a outros deuses. Você sabe por que o Senhor nos alerta sobre isso? Porque se nos desviarmos dos Seus mandamentos, dos Seus princípios, corremos o risco de cair em outro reino: o reino das trevas.
Podemos escolher em que reino queremos viver e quem irá nos dirigir, nos guiar. O Reino de Deus ou o reino das trevas? Qual você escolhe?
Se você escolheu o Reino de Deus, carimbe seu passaporte de obediência aos princípios bíblicos e seja bem-vindo. Você tem um lugar no Reino de Deus e que a única exigência para que você tome posse dele é a OBEDIÊNCIA. Obediência a quê? Isso mesmo! Aos princípios da Palavra de Deus.
Vamos agora conversar sobre quem não poderá entrar no Reino de Deus. Em Apocalipse 21:8 o Senhor diz: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”.
O que podemos entender disso? Que aqueles que praticam tais coisas não terão lugar no Reino de Deus. Em Apocalipse 22:15 Ele diz que “ficam de fora ...”. Fora de que, ou de onde? Da presença de Deus, do Seu Reino.
Muito bem, vejamos quem ficará de fora:
1. Os covardes - os medrosos, os que não têm coragem, os que são traiçoeiros, não assumem as suas responsabilidades, os que negam a Jesus com medo de ser motivo de gozação; não esqueça que o verdadeiro amor lança fora o medo e o verdadeiro amor é Jesus;
2. Os incrédulos - aqueles que não crêem em Deus, que duvidam de Sua existência e do Seu poder (Hebreus 11:6);
3. Os abomináveis - aqueles que praticam atos que são detestáveis aos olhos de Deus, os que vivem na prática do pecado;
4. Os assassinos - aqueles que matam. Aqui vamos entender que podemos matar alguém não somente no corpo, mas na alma, quando ofendemos, magoamos, ferimos, traímos, etc;
5. Os impuros - todos aqueles que são contaminados com as coisas do mundo, com o pecado; o imundo não anda em santidade;
6. Os feiticeiros - os que são envolvidos com a feitiçaria, a magia, a bruxaria. Não vamos esquecer que muitos dos desenhos, filmes, jogos, que diariamente vemos, estão cheios de feitiçaria, de magia. Se nos envolvemos com eles, estamos nos afastando do Reino de Deus;
7. Os idólatras - o primeiro mandamento diz que não devemos ter outros deuses diante do Senhor (Ex 20:3-6; Dt 5:7-10). Se Deus não ocupa o 1º lugar em nossa vida, outras coisas que não são o Senhor estão ocupando. A idolatria é o culto a outros deuses e nos afasta do Reino de Deus;
8. Os mentirosos - João 8:44 diz que o pai da mentira é o diabo. Se mentirmos, não poderemos ser conhecidos como filhos de Deus, portanto, não poderemos estar diante do nosso Pai.
Você já tem um lugar reservado no Reino de Deus, basta tomar posse dele. Obedeça e não ficará de fora.
SÉRIE - VENCENDO AS TENTAÇÕES PELA PALAVRA
A tentação - parte 1
Recepção: Receba seus alunos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos.
Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram.
Cânticos e Oferta
Princípio Bíblico: “Vai-te satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás.” Mateus 4:10
Introdução: Nos estudos anteriores falamos sobre os Princípios Bíblicos. E em João 15:14, Jesus diz que seremos amigos de Jesus se fizermos aquilo que Ele nos manda. E o que Ele nos manda? Que nós estejamos firmados n'Ele, obedecendo aos Seus mandamentos, aos princípios que Deus estabeleceu para nós.
Mensagem: Andar em obediência a Deus é andar em santidade, longe do pecado. E Satanás, nosso inimigo, procura sempre uma forma de nos atrair para cairmos em tentação. Seu desejo de ver o homem na lama do pecado é tão grande que ele tentou até mesmo Jesus no deserto. Vamos ver o que aconteceu:
Em Mateus 4:1-11 vemos que Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto e lá passou 40 dias em jejum. Quando Satanás percebeu que o homem Jesus encontrava-se muito debilitado, afinal estava há 40 dias ser comer e sem beber, achegou-se a Ele e o tentou através da fome dizendo-lhe: Se tu és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pão (Mt 4:3,4). Jesus, embora enfraquecido, sabia que Sua força estava no Senhor e respondeu: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca Deus. Jesus poderia transformar pedras no que quisesse, afinal é o Filho do Deus Todo-Poderoso e n'Ele está todo o poder e autoridade, mas, se assim o fizesse, estaria cedendo à tentação de Satanás.
Vendo que a primeira armadilha não tinha dado certo, levou-o ao alto do templo, em Jerusalém, e tentou-o, desta vez usando a própria Palavra de Deus, dizendo-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra. Muito astuto não é mesmo? Usar o Pai para tentar o Filho. Mas Jesus foi ainda mais esperto e respondeu: Também está escrito: Não tentarás o Senhor,Teu Deus.
E como satanás, além de um derrotado, ainda é insistente, levou Jesus ao monte mais alto e de lá lhe mostrou todos os reinos do mundo e a glória deles e disse: Tudo isso te darei se prostrado me adorares. E Jesus disse-lhe: Vai-te satanás, porque está escrito: Ao Senhor adorarás e só a Ele servirás. Então satanás se retirou e os anjos do Senhor O serviram.
Você pode estar pensando: por que satanás ofereceu a Jesus o poder e a glória dos reinos do mundo se todo poder e toda glória pertencem ao Senhor? Em Lucas 4:5, quando fala sobre a tentação de Jesus, Satanás diz que tudo na terra foi entregue a ele. Quando? Quando o homem pecou, quando no Jardim do Éden Adão e Eva desobedeceram a Deus e permitiram que a serpente do pecado os enganasse. Satanás se tornou o príncipe deste mundo (Jo 12:31; 16:11).
Conclusão: O que podemos aprender com isso?
1. Todos nós somos tentados. Diariamente as tentações batem à nossa porta: preguiça, desobediência aos pais e líderes, mentira, palavrões, inveja, orgulho, fofoca, namoro, etc.
2. Temos a arma para vencer a tentação: a Palavra de Deus. Foi com ela que Jesus venceu a Satanás. Lembre-se: ela é mais poderosa que qualquer espada de dois gumes (Hebreus 4:12).
3. Quando vencemos, enchemos o coração do Pai de alegria e envergonhamos ao diabo, pois quando vencemos, em nós é cumprida a Palavra do Senhor de que em tudo somos mais do que vencedores (Romanos 8:37).
A tentação - parte 2 - A mentira e o medo
Recepção: Receba seus alunos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos.
Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram.
Cânticos e Ofertas
Princípio Bíblico: "... antes, com a tentação dará o escape, para que a possais suportar." (I Co 10:13)
Introdução: Semana passada vimos que Jesus foi tentado por Satanás no deserto e o venceu através da Palavra. Descobrimos que Satanás procura nos pegar nas coisas que mais necessitamos ou gostamos, por isso tentou Jesus com pão no momento da fome. Afinal, não sentimos desejo de fazer algo que não gostamos, não é verdade? Se você estiver com muita fome, o que lhe tentará: um prato de comida quentinha, gostosa e cheirosa ou um lindo brinquedo?
Mensagem: Mas Paulo diz, em I Coríntios 10:13, que não há tentação alguma que não possamos vencer, porque quem nos dá a saída é o Senhor Deus. E, por maior que seja a tentação, ela não é maior que nossas forças, pois estamos firmes nos princípios do Senhor.
Vamos ver algumas coisas que nos tentam e encontrar a resposta certa para cada uma delas? Se você usar as armas que agora vamos conhecer, com certeza o inimigo baterá em retirada da sua frente, pois ele sabe que a ferramenta que Deus preparou contra ele, na sua boca, é poderosa para vencê-lo. Amém?
Quando você faz alguma coisa errada e sabe que será disciplinado, imediatamente você é tentado a quê? A MENTIR, não é mesmo? Pensamos que se não descobrirem nosso erro não seremos castigados. Para essa tentação, existe uma arma na Palavra de Deus.
João 8:44 diz que o pai da mentira é o diabo. Então, quando você for tentado a mentir, declare que você não é filho do diabo, mas filho do Deus Altíssimo, por isso a mentira não faz parte da sua vida. Colossenses 3:9 diz que não devemos mentir pois já somos novas criaturas e nos despimos do velho homem. Se você guardar essas armas no seu coração e usá-las no momento certo, certamente você escapará dessa armadilha do inferno, ok?
E o medo? Satanás sabe que o medo nos impede de crescer e nos paralisa. Medo do escuro, de ficar só, de falar na frente dos outros, de... Você tem medo? Quer uma arma para vencê-lo: veja II Timóteo 1:7 que diz: Deus não nos deu espírito de medo, temor, mas de fortaleza. E em I João 4:18 diz que o verdadeiro amor (Jesus Cristo) lança fora todo medo.
Então, quando o medo quiser dominá-lo, declare que você está firmado no verdadeiro amor que lança fora todo medo e que tem espírito de ousadia, que lhe foi dado por Deus, amém?
Mas preste atenção: não basta só falar, é preciso crer que a Palavra é poderosa para surtir seus efeitos em sua vida e fazê-lo muito mais que vencedor sobre toda tentação, amém?
**Vamos conhecer mais algumas armadilhas que nosso adversário prepara nós e como podemos vencê-las:
Nossa casa é o primeiro lugar onde os princípios de Deus devem ser vividos e, por incrível que pareça, é o lugar onde mais travamos batalhas, é onde a tentação à desobediência é mais evidente. Na maioria das vezes, não concordamos com o que nossos pais mandam ou dizem e, por outro lado, eles também não aceitam o nosso comportamento, a forma como pensamos, a maneira que falamos, etc. Não é verdade? Parece que a casa e a família dos nossos colegas é bem melhor que a nossa.
Veja a armadilha do diabo, trabalhando para colocar a família, a menina dos olhos de Deus, como uma coisa ruim, sem graça e sem amor. E a televisão é uma das armas que ele mais utiliza para mostrar a família como algo sem importância. O diabo tenta nos mostrar que obedecer a pai e mãe é tolice, que o legal mesmo é cada um viver sua vida do jeito que quiser.
As novelas não apresentam uma história que tenha uma família estruturada e feliz. Há sempre a traição, o abandono dos filhos, a falta de respeito e de cuidado dos pais para com os filhos e dos filhos para com os pais. E com isso, vai colocando na cabeça das crianças, dos adolescentes e jovens que casamento é algo sem futuro, que o legal mesmo é ficar com um hoje e amanhã com outro. Assim ele procura destruir as famílias de hoje e as do futuro, enchendo a cabeça das crianças com suas mentiras sujas.
Mas Deus nos deu armas especiais contra essa tentação. Vamos ver?
Êxodo 20:12 diz que honrar pai e mãe prolonga os dias sobre a terra.
Quer viver muito e ser próspero e abençoado? Não caia na tentação da desobediência aos seus pais. Honre-os em tudo. Faça o possível para fazer sempre o melhor para eles, mesmo que eles não sejam bem do jeito que você gostaria que eles fossem. Quando você se sentir tentado a fazer algo que, certamente, vai envergonhar seus pais ou magoá-los lembre-se dessa arma e declare em voz alta: O mandamento do Senhor é que eu devo honrar meu pai e minha mãe para que eu tenha dias longos sobre a terra e eu não vou perder a minha promessa.
Colossenses 3:2 diz: “Vós filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor”.
Pode ser que seus pais não andem nos princípios da Palavra de Deus e digam ou façam coisas que você sabe que são erradas. Mas, mesmo assim, não os afronte, não responda de forma grosseira. Lembre-se que se você fizer isso estará indo contra o que o Senhor tem lhe ensinado e caindo na tentação do inferno, deixando que o inimigo vença sobre você.
Aplicação: Esta pode ser uma semana muito especial e diferente. Que tal mostrar aos seus pais que você é realmente uma nova criatura em Cristo Jesus sendo um filho obediente? Certamente eles ficarão muito felizes, e, quem sabe, você estará preparando o caminho para que conheçam a Jesus, e juntos, vocês possam fazer da sua casa e da sua família o melhor lugar da terra. Ah! E o melhor é que os planos de Satanás serão derrotado na sua vida!
Memorize esses versículos e use-os sempre que necessário. Satanás baterá em retirada da sua frente e você verá o poder de Deus em sua vida, amém!
Atividade: Prepare em papel craft a letra da música "o rap da família" do CD do Crianças Diante do Trono n° 1, e fixe em local visível para todos.
Dê um tempo para que eles se dividam e façam uma coreografia para a música. (somente os que quiserem).
A tentação - parte 3
Recepção: Receba seus alunos com carinho, incentive que todos se abracem na chegada, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos.
Momento de oração: Ore para o Espírito Santo capacitar cada criança no entendimento desta lição, agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram.
Compartilhar: E então? Conseguiram memorizar os versículos que estudamos na semana passada, em relação à mentira (João 8:44; Colossensses 3:9) e ao medo (II Timóteo 1:7; I João 4:18) e usá-los contra Satanás em um momento de tentação?
Tenho certeza que se você usou essas armas com fé, o inimigo foi derrotado e você foi um grande vencedor. (deixe eles compartilharem suas vitórias e dificuldades, incentive-os a continuarem nesta prática)
Captando a atenção: Estabeleça um diálogo inicial, ele será muito importante para o entendimento desta Palavra:
- Qual é a sua idade? Você tem idade suficiente? (deixe que eles respondam)
- Idade suficiente para quê? - (podem perguntar e esta é a pergunta chave)
Explique: Vamos dizer que você queira dirigir um carro. A lei diz que você com 18 anos tem idade suficiente.
Vamos supor que você queira votar. A idade suficiente é 16 anos.
Vamos supor que você queira receber INSS. Você terá de esperar até quando tiver uns 60 anos.
Então, quando é que você tem idade suficiente?
Provavelmente seus pais já falaram um zilhão de vezes que você não tem idade suficiente para isto ou aquilo, mas nunca explicaram qual é a "idade suficiente". Cinco? Dez? Dezesseis? Qualquer outra? Não importa, pois a questão é outra:
A Palavra de Deus nos diz: "Ele comerá manteiga e mel quando souber desprezar o mal e escolher o bem." Isaías 7:15
Até mesmo a criança mais nova entende que algumas coisas são certas e outras são erradas, mas a questão não é: "Está certo ou errado?" Essa é bem óbvia. A pergunta deve ser: "Estou fazendo a coisa certa?" Em outras palavras... se você tem "idade suficiente", você cresceu o suficiente para fazer o certo. É isso que realmente importa.
Cânticos e Oferta
Princípio Bíblico: (peça que todos leiam juntos em voz alta) “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1
Introdução: Certa vez um filhotinho de sabiá caiu no chão. Ele havia caído do seu ninho, que estava no alto de uma árvore.
Ao olhar para aquele bichinho, tão pequeno e indefeso, que ainda não se alimenta só e nem sabe, sequer, voar, pensei em quantas vezes nós nos deixamos levar pela tentação da pressa, de querer fazer tudo do nosso jeito e o mais rápido possível, sem ouvirmos os conselhos dos nossos pais, discipuladores, pastores, professores etc. E acabamos como aquele pequeno sabiá que tentou sair do ninho antes da hora, sem nem sequer saber voar, e acabou ficando sozinho e perdido.
Satanás tem uma arma muito eficaz contra nós, principalmente quando queremos ser iguais à turma da Escola, que é “antenada”, “ligada” nas coisas ‘boas’ do mundo, levando-nos a querer ser adulto antes do tempo. E aí, como o sabiazinho, ainda não sabemos realmente nos cuidar e, no final das contas, acabamos em uma bela enrascada.
Preste atenção nas propagandas, filmes, novelas e você verá que as crianças não agem mais como simples crianças: namoram, saem sozinhas, vestem-se como adultos, falam como adultos, como se isso fosse correto, normal para todos.
A Bíblia diz que há um tempo para tudo debaixo do céu (Ec 3:1-8) e que Deus fez tudo formoso em Seu tempo (Ec 3:11a). Então, há um tempo para sermos crianças e vivermos como crianças, e haverá o tempo de nós crescermos e vivermos a fase de adolescente, jovem, adulto, até o momento que o Senhor nos chamar para estar com Ele na glória. Então, para quê tanta pressa?
Jesus disse, em Marcos 10:15 que quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não poderá entrar nele. Não deixe que o seu coração de criança fique sujo com os incentivos do mundo; não perca a sua inocência.
Quem disse que você precisa ser igual aos seus colegas? Quem disse que, para você ficar bonita, tem que andar vestida com as roupas da moda: as calças coladas, os decotes enormes, as saias curtíssimas e com essa maquiagem tão carregada? Isso a faz parecer mais velha, não mais bonita. O que torna um rosto formoso é a alegria que o Senhor coloca em nosso coração (Pv 15:13). Use essa arma poderosa da Palavra e você não se deixará vencer por essa tentação.
E o namoro? Quem disse que criança deve namorar? “Ah! Mas todos os meus amigos já têm namorado! E eu vou ficar pra trás?” Ou ainda: “Mas, na televisão, na novela tal, as crianças até se beijam e andam de mãos dadas. Qual é o problema? Por que só eu não posso?” Lembra do filhotinho de sabiá, que mesmo sem saber voar tentou sair do ninho e caiu? Assim como ele, você não está ainda pronto para esse vôo. Há um tempo para tudo e para isso também, e, no tempo de Deus, tudo é perfeito e formoso. Espere! Vale a pena. Seja apenas criança. Aproveite todas as alegrias que vida pode lhe dar. Corra, pule, dance, estude, ria, divirta-se, em santidade. Não se deixe vencer por essa tentação, pois você já tem a arma preparada para se defender.
Conclusão: E no dia que você estiver pronto para voar, no tempo que Deus preparou para você, fique certo que você voará como a águia e terá o melhor de Deus na sua vida. Espere!
Reflita: Como falamos no início, a maioria das escolhas entre o certo e o errado que você encara na vida são bem simples e óbvias. Mas você tem alguma pergunta sincera sobre alguma ação que não sabe se é certa ou errada? Se tiver, fale com alguém (pais, pastor, o líder) o mais rápido possível.
Ore: "Senhor, ajuda-me a estar alerta para as escolhas que eu tenho de fazer. Ajuda-me a lembrar que eu tenho idade suficiente para fazer as escolhas certas".