Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2014

MINISTRAÇÕES PARA CÉLULA KIDS - DEZEMBRO/2014 E JANEIRO/2015

SÉRIE: O ESPÍRITO SANTO TRABALHA EM MIM
CULTO KIDS – DOMINGO DIA 07 DE DEZEMBRO DE 2014
CÉLULA KIDS – TERÇA 09 DE DEZEMBRO DE 2014

6-“O Fruto do Espírito – Alegria- Gozo”

1-Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3-Oferta
4-Pedidos de Oração: Peça às crianças que orem pelas suas famílias, por saúde, emprego, pela alegria e a paz no lar. (e demais pedidos da célula).
5-Revisão da lição anterior: “O Fruto do Espírito - Amor” (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: Levar a criança a entender que a alegria do Espírito Santo não depende das circunstâncias que vivemos ou das coisas que temos, ela é pra sempre e em todos os momentos.
7- Quebra-Gelo: Quando você pensa em algo alegre o que você lembra ou de quem você lembra?
8- Versículo para Memorizar:“Na presença de Deus existe abundância de Alegria..” Salmos 16:11
9-Referência Bíblica: Gálatas 5:22; Filipenses 4:10 a 20
10-Mensagem: O Apostolo Paulo visitava muitas igrejas e um dia ele estava longe da Igreja de Filipenses e lembrou-se dela e resolveu escrever uma carta para eles, pois gostava muito deste povo, porque sempre eram muito cuidadosos com ele. Paulo disse em sua carta: Estou com muitas saudades e lembro-me do tempo bom em que estávamos juntos e que vocês me abençoavam muito com tudo o que eu precisava. Não estou dizendo isso porque me sinto abandonado ou porque sinto falta de alguma coisa, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de sentir alegria em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. Mesmo assim agradeço por vocês terem me ajudado nas minhas aflições. Vocês, Filipenses, sabem muito bem que, quando eu vim para Macedônia anunciar o evangelho, a igreja de vocês foi a única que me ajudou. Vocês foram os únicos que participaram dos meus lucros e dos meus prejuízos. Em Tessalônica, mais de uma vez precisei de auxílio, e vocês o enviaram. Não é que eu só pense em receber ajuda. Pelo contrário, quero ver vocês sempre sendo muito abençoados por Deus. Eu sou muito grato por tudo o que vocês me enviaram e que foi mais do que o necessário. E assim Paulo foi terminando sua carta, mostrando que podemos estar alegres mesmo que as coisas estejam difíceis, pois a alegria do Fruto do Espírito Santo que é  dom de Deus não depende das circunstâncias que vivemos e sim de dependermos em tudo de Deus.
11- Aplicação: Paulo passou por muitos momentos difíceis quando pregava apalavra de Deus pois as pessoas perseguiam os discípulos de Jesus, eles dependiam da ajuda uns dos outros, mas Paulo sempre estava alegre na presença de Deus, porque sua alegria vinha do Espírito Santo e não de bens materiais. Nós que temos Jesus em nosso coração podemos também sentir alegria quando cantamos, quando faz sol e podemos brincar com os amigos,quando chove e temos que ficar em casa, quando falamos com Jesus em oração,quando vamos aos cultos. Se estamos alegres em qualquer situação isso mostra que temos o Fruto do Espírito Santo em nossas vidas.
12- Atividade: Faça um círculo com as crianças e peça para que algumas delas contem uma história que elas lembram, bem alegre e divertida para que todos possam rir juntos.
13-Comunhão / Encerramento




SÉRIE: O ESPÍRITO SANTO TRABALHA EM MIM
CULTO KIDS – DOMINGO DIA 14 DE DEZEMBRO DE 2014
CÉLULA KIDS – TERÇA 16 DE DEZEMBRO DE 2014

7-“O Fruto do Espírito – Paz”

1-Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2-Louvor / Adoração
3-Oferta
4-Pedidos de Oração
5-Revisão da lição anterior: “O Fruto do Espírito – ALEGRIA (Faça perguntas às crianças)
6-Objetivo:As crianças devem entender que a paz que Cristo dá através de seu Espírito não é igual a paz do mundo que só acontece quando tudo no mundo está bem, mas a paz de Cristo está em nós, mesmo nos momentos mais difíceis da nossa vida.
7- Quebra-Gelo: Qual é o bichinho mais tranqüilo que você conhece?                                                                  8- Versículo para Memorizar:“ E que Deus, a nossa fonte de paz, esteja com todos vocês!Amém!” Romanos 15:33
9- Referência Bíblica: Gálatas 5:22; João 14:16-19; 26 e 2710                                                                           
10-Mensagem: Havia uma criança de uma célula que estava muito triste e chorando, porque o pai tinha perdido o emprego, e por isso ela estava com medo que faltasse comida em casa ou que o seu pai não pudesse pagar as contas. Ela estava muito preocupada, não tinha paz em seu coração, então ela ouviu a história de Jesus falando aos seus discípulos que logo Ele iria morrer e ressuscitar pelos nossos pecados e que iria morar com o seu Pai, que é Deus e que seus discípulos ficariam muito tristes e muito assustados, pois não havia paz em seus corações,porque iam ficar sozinhos. Mas Jesus falou pra eles não ficarem tristes, porque Ele ia pedir ao Pai que enviasse o Espírito Santo, para ser amigo, e ensinar tudo para eles, pois o Espírito Santo estaria com eles para sempre. Ele os ajudaria em tudo o que precisassem. Disse também que o mundo não ia receber o Espírito Santo porque eles não O conheciam. Jesus disse assim: “Fiquem tranqüilos eu vou deixar a minha paz para todos os meus discípulos, para que não tenham medo e nem fiquem aflitos por nada deste mundo, minha paz é diferente, não é como a paz do mundo, porque o mundo não me conhece e só tem paz quando tudo está bem, mas os meus discípulos terão paz mesmo nas dificuldades, porque eu serei com eles através do Espírito Santo.” A paz faz parte do fruto do Espírito Santo em nossas vidas. Aquela criança ouviu aquela maravilhosa história da Bíblia, e ela parou de chorar e se encheu da paz do Espírito Santo,confiando que Jesus estava cuidando de tudo que ela necessitasse.
11- Aplicação: Nós devemos entregar o nosso coração e todas as nossas dificuldades nas mãos de Jesus, ele nos deixou o seu Espírito Santo para nos ajudar em tudo e também para nos dar a paz que precisamos para passarmos o dia mal, não importa o tamanho da nossa dificuldade, maior é Jesus que está em nós, por isso podemos ser cheios da paz de Cristo.
12- Atividade: Divida uma cartolina ao meio e de um lado coloque PEDIDOS DA CÉLULA e faça com as crianças uma lista do que elas mais precisam daquilo que elas têm mais necessidade e do outro lado coloque RESPOSTA DE ORAÇÃO, depois coloque em um lugar visível para que todos possam ver e comecem a orar por cada pedido, descansando em Deus cada um deles, conforme Deus for respondendo o líder vai colocando a resposta na folha, para que as crianças vejam como Jesus cuida de nós através do Espírito Santo que nos enche de paz.
13- Comunhão / Encerramento



SÉRIE: O ESPÍRITO SANTO TRABALHA EM MIM
CULTO KIDS – DOMINGO DIA 21 DE DEZEMBRO DE 2014
CÉLULA KIDS – TERÇA 23 DE DEZEMBRO DE 2014

8-O Fruto do Espírito – Paciência- longanimidade”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta
4- Pedidos de Oração: Ore com as crianças para que elas esperem com paciência no Senhor a resposta de oração por uma cura, salvação da família, milagre financeiro, etc.
5- Revisão da lição anterior: Fruto do Espírito – PAZ (faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: Levar a criança a entender que quando confiamos no Senhor Jesus devemos esperar pacientemente pela sua resposta aos nossos pedidos, que a paciência é uma virtude que o Espírito Santo nos dá.
7- Quebra-Gelo: Conte algo que você realmente esperou com paciência no Senhor Jesus.
8- Versículo para Memorizar: “Vocês também precisam ter paciência. Não desanimem, pois o Senhor virá logo." Tiago 5:8
9- Referência Bíblica: Gálatas 5:22; Lucas 8:41 a 56                                                                       
10-Mensagem: Todos nós temos uma necessidade, algo que estamos precisando que Deus faça para nós, mas,às vezes, a resposta de Deus demora e temos que ter paciência. Na Bíblia há muitos exemplos de pessoas que ajuda de Deus porque foram pacientes, como por exemplo, a história de Jairo, ele era um líder muito importante na sinagoga, mas sua única filha estava morrendo, então ele ouviu falar que um homem chamado Jesus estava curando muitas pessoas, no mesmo momento ele saiu de sua casa a procura de Jesus e quando o encontrou jogou-se aos seus pés e pediu com muita insistência que Ele fosse até a sua casa para  curar a sua filha que estava morrendo. Jesus concordou e o acompanhou. Mas a multidão se apertava ao redor  de Jesus e de repente Ele parou e disse que alguém o havia tocado, acredito que Jairo neste momento não queria que Jesus parasse, sua filha estava morrendo em casa, mas ele esperou com paciência. Então Jesus chamou uma mulher que também estava muito doente e tinha tocado Nele pedindo ajuda, conversou um pouco com ela e a curou. Jairo estava esperando Jesus quando um dos seus empregados veio avisá-lo que sua filha tinha morrido, para que ele não incomodasse mais o Mestre. Mas Jesus ouvindo isso disse: “Não tenha medo, tenha fé, sua filha vai ficar boa”; e Jesus foi com Jairo até a sua casa e quando chegou lá ninguém acreditava que Jesus podia salvar a filha de Jairo, pois ela já estava morta. Jairo não reclamou, não murmurou ele esperou pacientemente por um milagre e Jesus ressuscitou a filha de Jairo. Aleluia. Paciência é parte do fruto do Espírito nas nossas vidas e significa: Longanimidade, firmeza de ânimo; coragem; longo ânimo. Por isso, quem não tem paciência, desiste no meio do caminho e sai perdendo, mas quem pacientemente esperando Senhor Jesus recebe a vitória.
11- Aplicação: Quando estamos muito ansiosos para que aconteça algo que precisamos ou queremos muito é difícil ter paciência, e muitas vezes desistimos de esperar pelo Senhor e perdemos a nossa fé, ou queremos fazer nós mesmos do nosso jeito e pulamos na frente de Jesus e acabamos perdendo a nossa benção. Quando nos rendemos a Deus, o Espírito Santo nos torna capazes de aceitar os problemas ou sofrimentos até por um longo período de tempo.
12- Atividade: Leve para a célula um ovo (cru). Pedir a algumas crianças que tentem colocar o ovo em pé.Discutir os resultados com o grupo. É necessário ter muita paciência para equilibrar o ovo. Da mesma maneira,na nossa vida para alcançarmos os objetivos precisamos ter paciência (longanimidade).
13- Comunhão / Encerramento



SÉRIE: O ESPÍRITO SANTO TRABALHA EM MIM
CULTO KIDS – DOMINGO DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2014
CÉLULA KIDS – TERÇA 30 DE DEZEMBRO DE 2014

9-“O Fruto do Espírito - Benignidade(ser amável)”

1- Recepção / Bate-papo: (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2-Louvor/adoração
3-Ofertas
4- Pedidos de Oração: Leve as crianças a orarem pedindo a Deus que elas sejam mais amáveis, mais tolerantes com os erros dos outros, como Jesus é conosco (e demais pedidos da célula).
5- Revisão da lição anterior: “O Fruto do Espírito- LONGANIMIDADE” (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: Levar as crianças a verem como Jesus tem sido Benigno, amoroso para conosco, amando-nos mesmo quando pecamos, mesmo quando não obedecemos a sua palavra,Ele está sempre disposto a nos perdoar e a nos dar uma nova chance.
7- Quebra-Gelo: O que você mais gosta na escola e o que menos gosta? E Por quê?
8- Versículo para Memorizar: “Deem graças ao SENHOR porque ele é bom, e o seu amor dura para sempre.” I Crônicas 16:34
9- Referência Bíblica: Gálatas 5:22; Lucas 6: 27 a 35
10-Mensagem: Nossa história de hoje fala de uma menina que se chama Marta. Um dia ela chegou em casa depois da escola muito brava, falando para sua mãe que estava com muita raiva de uma menino na escola chamado Marquinhos. Sua mãe estranhou muito porque Marta era sempre muito calma, mas naquele momento ela estava muito zangada, então perguntou a ela o que havia acontecido para que ela ficasse assim tão brava. Na hora Martinha respondeu: Mamãe o Marquinhos me chamou de magrela e disse que eu sou feia e chata,manda a diretora mandar ele embora da escola, fala pro pai dele. Ele é muito malvado e bate nos outros e briga com todo mundo. Sua mãe parou, pensou e disse que ela não poderia fazer isso, pois Jesus havia ensinado as pessoas a amarem umas as outras, até mesmo as pessoas que nós maltratam. Marta não se conformou e perguntou se Jesus queria mesmo que ela tratasse bem um menino tão malvado como ele.Então sua mãe explicou que Jesus ensinou na sua palavra que devemos amaros nossos inimigos. Quando Jesus estava na cruz, agonizando em dor, as pessoas zombavam dele, Jesus poderia ter feito cair fogo do céu e queimá-los vivos, porque Ele tinha todo o poder para castigá-los se quisesse, mas Ele falou: "Pai perdoa-lhes por que não sabem o que fazem." E é isto que devemos fazer: amar, ser benignos e orar pelas pessoas que nos maltratam. Jesus disse que amar as pessoas boas e fácil e para isso não merecemos nenhuma recompensa, mas amar as pessoas que são ruins, isso é um dom do Espírito Santo, o dom da Benignidade, o dom que te ajuda a ser amável com as pessoas.Jesus disse para fazer como Ele que nos amou, mesmo quando nós ainda éramos ruins e pecadores, e se fizermos isso seremos abençoados.A mãe de Marta a chamou para orarem juntas para Deus colocar amor no coração dela para que ela perdoasse o Marquinhos e pudesse mostrar a ele, de alguma maneira,que o amava e se importava com ele, ajudando-o numa lição ou trabalho da escola,perguntando sobre a sua família e orando a Deus para que cuidasse dele e de sua família. Depois disso Marta disse que não estava mais brava e que iria orar todos os dias pelo Marquinhos.
11- Aplicação: Muitas vezes nós achamos que estamos agradando a Jesus porque amamos as pessoas que nos amam, e lógico que isso agrada a Jesus, mas o que agrada mais a Ele é quando amamos as pessoas que não nos amam. Foi isso que Jesus fez por nós, nos amou mesmo quando nós não o amávamos, e às vezes até falávamos mal dele e o entristecíamos com os nossos pecados.
12- Atividade: Pegue uma folha de papel cartão verde e uma marrom, cola branca e três folhas de sulfite, leve para a célula o desenho de um tronco feito no papel cartão marrom,já recortado, depois na célula peça para as crianças desenharem uma das mãos no papel cartão verde e recortarem e escreverem no centro da mão o nome de uma criança que seja muito bagunceira ou até mesmo malvada, para que orem por elas, cole as folhas brancas no tronco da árvore e cole em cima as mãos das crianças formando a copa da árvore de Oração, e coloque em algum lugar da célula para que elas possam estar vendo sempre e separe um período da célula para que todos orem por essas crianças.
13- Comunhão / Encerramento



SÉRIE: O ESPÍRITO SANTO TRABALHA EM MIM
CULTO KIDS – DOMINGO DIA 04 DE JANEIRO DE 2015
CÉLULA KIDS – TERÇA 6 DE JANEIRO DE 2015

10-“O Fruto do Espírito – Bondade”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta
4- Pedidos de Oração: Leve as crianças a orarem pedindo a Deus que elas sejam mais amáveis, mais tolerantes com os erros dos outros, como Jesus é conosco (e demais pedidos da célula).
5- Revisão da lição anterior: “O Fruto do Espírito: Benignidade ou ser amável” (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: As crianças devem entender que para sermos bondosos com as pessoas como a Bíblia ensina,devemos buscar o dom do Espírito Santo, abrir mão da nossa própria vontade para cuidar de outras pessoas.
7- Quebra-Gelo: Você já deixou de fazer algo que você queria para cuidar de alguém? O que você fez?
8- Versículo para Memorizar: “Quem é bondoso e correto terá uma vida longa e será tratado com respeito e justiça”. Provérbios 21:21
9-Referência Bíblica: Gálatas 5:22; Rute 1
10-Mensagem: Quando penso em bondade lembro-me de uma jovem da Bíblia, seu nome era Rute, ela casou-se com um rapaz judeu que havia mudado para a sua cidade, a cidade de Moabe.  Este rapaz era um dos filhos de Elimeleque e Noemi. Elimeleque havia morrido e Noemi ficou só com seus dois filhos e suas duas noras, passado quase dez anos que Elimeleque morreu, seus dois filhos morreram também e Noemi ficou sozinha com suas duas noras, Rute e Orfã. Então Noemi tomou uma decisão de voltar para Belém, sua cidade, onde moravam seus parentes e falou para suas duas noras voltarem para a casa dos seus pais e se casarem de novo,porque ela já estava velha e não tinha como cuidar delas. Noemi não queria que elas passassem nenhuma necessidade junto com ela. Suas duas noras começaram a chorar, porque não queriam deixar Noemi sozinha,pois a amavam muito. Mas ela insistiu que as duas voltassem para a casa de seus pais, e Orfã então obedeceu e se despediu de Noemi e voltou para a casa de seus pais, mas Rute disse assim para Noemi: Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.Como Noemi viu que Rute estava mesmo resolvida a ir com ela, não disse mais nada. Rute fez isso porque amava muito Noemi e queria cuidar dela até o fim da vida dela, mesmo sabendo que podia passar fome e frio junto de Noemi, ela foi bondosa com sua sogra,não pensou nela mesma e sim em Noemi, por este motivo Deus abençoou Rute e ela casou-se com Boaz um homem bondoso e rico que cuidou dela e de Noemi. A palavra de Deus diz que a bondade é um dom do fruto do Espírito, pois temos que negar a nós mesmos para sermos bondosos com as pessoas, pois às vezes teremos que abrir mão do nosso conforto e dividir o que nós temos com os outros.
11- Aplicação: O Pecado faz com que as pessoas só pensem nelas mesmas e se esqueçam das necessidades dos outros, mas o Espírito Santo nos ensina a sermos bondosos uns com os outros, cuidando, amando, protegendo,dividindo o que temos, fazendo o bem a todas as pessoas, como o Senhor Jesus fez conosco, que não pensou em si mesmo, mas nos amou até a morte.  
 12- Atividade: O líder vai dar uma bexiga e um palito de dente para cada criança, peça para as crianças encherem a bexiga, então diga que cada um terá que proteger a sua bexiga para o outro não estourar-la e quando todas ou quase todas as bexigas estiverem estouradas, diga a eles que se tivessem se unido para proteger um a bexiga do outro ao invés de estourá-las, todos teriam suas bexigas. Que quando nos preocupamos em ajudar os outros, ajudamos a nós mesmos também, este é o resultado da bondade.
13- Comunhão / Encerramento
SÉRIE: O ESPÍRITO SANTO TRABALHA EM MIM
CULTO KIDS – DOMINGO DIA 11 DE JANEIRO DE 2015
CÉLULA KIDS – TERÇA13 DE JANEIRO DE 2015

11-“O Fruto do Espírito – Fidelidade- Fé”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta
4- Pedidos de Oração: Orar pelos pedidos das crianças.
5- Revisão da lição anterior: “Fruto do Espírito - BONDADE” (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: Levar a criança a entender que devemos obedecer à palavra de Deus com fidelidade, o que significa obedecer tudo o que Deus mandou sem reclamar.
7- Quebra-Gelo: Onde é mais difícil obedecer? Na escola, em casa, na célula? Por quê?
8- Versículo para Memorizar: Cumpram com fidelidade os seus deveres para com Deus Eu escolhi o caminho da fidelidade e tenho dado atenção às tuas ordens. (Salmos 119:30)
9- Referência Bíblica: Gálatas 5:22; Lucas 12: 40 ao 47
10-Mensagem: João e Felipe estavam conversando na escola quando encontraram Pedrinho e perguntaram pra ele por que ele não tinha ido à igreja no domingo, ele logo respondeu: - Não estava com vontade, só vou quando eu quero. João olhou sério para ele e disse: - Devemos ser fieis a Deus com nosso tempo, pois quando Jesus voltar quer nos ver obedecendo a sua palavra e Pedrinho disse – Vai demorar pra Jesus voltar. João contou pra ele que na Bíblia tem uma historia de um homem chamado Pedro, como ele, que perguntou a Jesus quando deveriam estar preparados para a volta de Jesus? O Senhor Jesus respondeu com uma parábola que dizia assim: — Quem é, então, o empregado fiel e inteligente? É aquele que o patrão encarrega de tomar conta da casa e de dar comida na hora certa aos outros empregados. Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar! Eu afirmo a vocês que, de fato, o patrão vai colocá-lo como encarregado de toda a sua propriedade. Mas imaginem o que acontecerá se aquele empregado pensar que o seu patrão está demorando muito para voltar. E imaginem que esse empregado comece a bater-nos outros empregados e empregadas e a comer e a beber até ficar bêbado. Então o patrão voltará no dia em que o empregado menos espera e na hora que ele não sabe. Aí o patrão punirá o empregado e o condenará a ir para o lugar aonde os desobedientes vão. — O empregado que sabe qual é a vontade do patrão, mas não se prepara e não faz o que ele quer, será castigado com muitas chicotadas. Então João disse: assim somos nós que sabemos que devemos estar na casa do Senhor aprendendo da sua palavra e deixamos de ir pra fazer a nossa vontade, seremos como o servo tolo. Pedrinho disse que nunca mais faltaria na igreja, pois queria ser fiel a Jesus para estar preparado quando ele voltar. João disse para ele “muito bem isso é ser um servo fiel e inteligente.
11- Aplicação: Muitas crianças têm preguiça de ir à igreja com seus pais e só vão quando querem brincar ou correr no estacionamento da igreja, a Bíblia diz que são servos infiéis e que Jesus vai castigá-los quando voltar, mas todo aquele que Jesus encontrar indo a igreja para adorá-lo e obedecendo a sua palavra, será considerado um servo bom. (líder ore com as crianças pedindo a Deus que os torne servos fieis a Jesus)
12-Atividade: Faça um teatro encenando a história do empregado fiel e do empregado desobediente, para fixara lição na mente das crianças
13- Comunhão / Encerramento






SÉRIE: O ESPÍRITO SANTO TRABALHA EM MIM
CULTO KIDS – DOMINGO DIA 18 DE JANEIRO DE 2015
CÉLULA KIDS – TERÇA 20 DE JANEIRO DE 2015

12-“O Fruto do Espírito – Mansidão”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta
4- Pedidos de Oração
5- Revisão da lição anterior: “Fruto do Espírito - Fidelidade” (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: Levar a criança a entender que sempre e melhor sermos mansos, não revidarmos, sermos educados e respeitosos, mesmo com as pessoas que nos tratam mal, porque isso agrada a Deus.
7- Quebra-Gelo: Alguém já riu de você porque você vai à célula ou na Igreja ou chamou você de crentinho? Oque você fez?
8- Versículo para Memorizar: Bem aventurados os mansos de coração, porque eles herdarão a terra." Mt 5:5
9- Referência Bíblica: Gálatas 5: 22; Gênesis 13:1-17
10-Mensagem: Abrão saiu do Egito com a sua mulher e com tudo o que tinha e foi para o sul de Canaã. E Ló, o seu sobrinho, foi com ele. Abrão era muito rico; tinha gado, prata e ouro. Ele foi de um lugar para outro até chegar à cidade de Betel; e dali foi para o lugar que fica entre Betel e Ai, onde já havia acampado antes. Abrão chegou ao altar que ele havia construído e adorou a Deus, o SENHOR. Ló, que ia com Abrão, também levava ovelhas, cabras, gado, empregados e a sua família. Não havia pastos que dessem para os dois ficarem juntos, pois eles tinham muitos animais. Por isso os homens que cuidavam dos animais de Abrão brigavam com os que tomavam conta dos animais de Ló. Um dia Abrão disse a Ló: — Nós somos parentes chegados, e não é bom que a gente fique brigando, nem que os meus empregados briguem com os seus. Vamos nos separar.Escolha! A terra está aí, toda ela. Se você for para a esquerda, eu irei para a direita; se você for para a direita,eu irei para a esquerda. Ló olhou em volta e viu que o vale do Jordão, até chegar à cidade de Zoar, tinha bastante água. Era como o Jardim do SENHOR ou como a terra do Egito. O vale era assim antes de o SENHOR haver destruído as cidades de Sodoma e de Gomorra. Ló escolheu todo o vale do Jordão e foi na direção leste.E assim os dois se separaram. Abrão ficou na terra de Canaã, e Ló foi morar nas cidades do vale. Ló foi acampando até chegar a Sodoma, onde vivia uma gente má, que cometia pecados horríveis contra o SENHOR. Depois que Ló foi embora, o SENHOR Deus disse a Abrão: — De onde você está, olhe bem para o norte e para o sul, para o leste e para o oeste. Eu vou dar a você e aos seus descendentes, para sempre, toda a terra que você está vendo. Farei com que os seus descendentes sejam tantos como o pó da terra. Assim como ninguém pode contar os grãozinhos de pó, assim também não será possível contar os seus descendentes. Agora vá e ande por esta terra, de norte a sul e de leste a oeste, pois eu a darei a você. Assim, Abrão desarmou o seu acampamento e foi morar perto das árvores sagradas de Manre, na cidade de Hebrom. E ali Abrão construiu um altar para Deus, o SENHOR.
11- Aplicação: No Antigo Testamento Abraão é um retrato de mansidão. Quando seus pastores e os de seu sobrinho Ló, desentenderam-se na disputa pelas melhores pastagens para os rebanhos, ele sugere, para não haver brigas, separar-se de Ló e dá a oportunidade para o seu sobrinho de escolher um novo lugar para morar.Abraão não murmurou, não reclamou de seu sobrinho, simplesmente foi habitar na terra de Canaã. Isso é mansidão. Abraão, sem saber, foi para a terra que Deus lhe daria por herança, "terra que mana leite e mel”.Como podemos ser mansos? Não reclamar do que não temos, mas confiar em Deus que cuida de nós. Não xingar os outros que nos tratam mal, mas orar para que Jesus mude a vida deles. Não ficar nervoso quando acontece algo ruim, mas orar para que Deus nos ajude a resolver os problemas. A mansidão traz bênçãos de Deus para as nossas vidas. Somos felizes quando praticamos a mansidão. (Líder ore com as crianças pedindo que Deus as ajude a serem mansas).
12- Atividade: Faça 2 grupos de crianças, dê uma folha de sulfite para cada grupo e peça que elas escrevam situações onde elas podem ser mansas, o grupo que tiver, mas situações ganha. Ex: não vou bater em quem me bate, mas vou falar de Jesus e orar por ela.
13- Comunhão / Encerramento
 


Queridos líderes: Que o Espírito Santo do nosso Deus os inspirem com muita criatividade em Nome de Jesus! Amém!


MINISTRAÇÕES PARA CÉLULA KIDS - NOVEMBRO DE 2014

SÉRIE: O ESPÍRITO SANTO TRABALHA EM MIM

Querido líder. Você já parou para pensar no quanto as crianças compreendem sobre o Espírito Santo? Será que elas também têm procurado recebê-Lo em seu coração? Será que elas estão buscando um avivamento sua vida como nós adultos temos buscado? É essencial que as crianças reconheçam a importância do Espírito Santo no plano divino da redenção. Sem a presença do Espírito Santo neste mundo, não haveria a criação, o universo, nem a raça humana (Gn 1.2; Jó 26.13; 33.4; Sl 104.30). Sem o Espírito Santo, não teríamos a Bíblia (2Pe 1.21), nem o NT (Jo 14.26, 1Co 2.10) e nenhum poder para proclamar o evangelho (1.8). Sem o Espírito Santo, não haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhum cristão neste mundo.
Que possamos na dependência do Espírito Santo nos capacitar a fim de que as crianças venham entender melhor a atuação do Espírito Santo em sua vida. São lições a serem utilizadas nas células kids com o objetivo de ajudar a criança a fixar o que aprendeu no domingo kids.
Que Deus lhe abençoe ricamente ao apresentar às crianças a série “O ESPÍRITO SANTO TRABALHA EM MIM”. Tenha certeza que sua dedicação será grandemente recompensada.

SÉRIE: O ESPÍRITO SANTO TRABALHA EM MIM
CULTO KIDS – DOMINGO DIA 2 DE NOVEMBRO DE 2014
CÉLULA KIDS – TERÇA 4 DE NOVEMBRO DE 2014
1-    Somos diferentes porque Jesus vive em nosso coração!

Princípio: Quem é filho de Deus é diferente.
Textos: Efésios 4:22-24; Colossenses 3:8-9 e 3: 12-14
Texto para decorar:  “Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele.”. Efésios 4:24 (Versão Linguajem de Hoje)
ALVOS: Que as crianças:
Reconheçam as coisas da sua velha natureza, que devem abandonar para andar na luz.
Assumam o compromisso de vestirem-se como filhos da luz, agindo como um verdadeiro filho de Deus.
Materiais necessários:
LOUVOR: Guie as crianças num louvor que fale sobre mudança de vida, transformação em Cristo Jesus.
1) QUEBRA-GELO:  Divida o grupo em 3, peça para que cada grupo dramatize as situações e para que  façam um final de acordo com o que um filho de Deus faria nessas situações.
No final diga: Quem é filho de Deus é diferente e age diferente.
2 – HORA DA PALAVRA
Benjamim foi comprar sorvete. De volta pra casa quando ainda estava se deliciando com seu saboroso sorvete, ele percebeu que a moça da sorveteria tinha dado troco a mais para ele. Diga: O que vocês acham, Benjamim devia devolver o dinheiro? Por quê? Sim, os filhos de Deus agem diferente! Eles deixam a cada dia o que é mau e praticam aquelas coisas que os identificam como filhos de Deus.
No livro de Efésios, escrito pelo Apóstolo Paulo, temos valiosos ensinos sobre estes assuntos. Ele disse que se somos filhos de Deus devemos deixar de praticar algumas coisas, assim como se tira uma camisa velha e suja. E também disse que os filhos de Deus devem fazer outras coisas que agradam a Deus, assim como vestimos uma camisa nova e cheirosa.
Figura 1: (Professor recorte o menino pregue numa cartolina, recorte as roupas que têm escrito As características da velha natureza e cole por cima do menino com fita crepe na medida que for falando)
Diga: Há muitas crianças que dizem ser filhos de Deus, mas o seu comportamento não condiz o que falam. Vejamos na Bíblia em Colossenses 3:8-9 algumas de essas características. (professor leia o texto e depois vista o boneco com a roupa pecaminosa, peça por peça)
“Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente.
Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes”. (Colossenses 3:8-9)
RAIVA -  PAIXÃO (FUROR) – ÓDIO – INSULTOS – CONVERSAS INDECENTES – MENTIRA
E como vocês imaginam o rosto deste menino? (Professor desenhe um rosto irado ou triste refletindo alguém da velha natureza)
Mas quando recebemos Jesus como nosso Senhor e salvador não devemos agir como aqueles que não conhecem Jesus. Devemos tirar das nossas vidas aquilo que não O agrada, como tiramos uma roupa velha, manchada e rasgada. Deus vê assim os pecados e as práticas da velha vida, como uma roupa imunda e velha.  A velha natureza ou o velho homem representa ao inimigo! Se parece com ele. Mas a nova natureza é parecida com Deus, e a prática de coisas pecaminosas não combina com Ele.
É impossível dizer que somos filhos de Deus e vestir as roupas do velho homem e viver na prática do pecado.
Vejamos agora as características da nova natureza ou do novo homem.
Figura 2 (Professor recorte o menino pregue numa cartolina, recorte as roupas que têm escrito as características da nova natureza e cole por cima do menino com fita crepe na medida que for falando)
“Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência.
Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.”(Colossenses 3:12-14)
MISERICÓRDIA – BONDADE – HUMILDADE – MANSIDÃO – PACIÊNCIA – PERDÃO – AMOR
E como será o rosto de uma criança que veste a “nova natureza”? (Professor desenhe um rosto feliz)
É a nossa responsabilidade controlar e cuidar as coisas que fazemos, como se cuidássemos das nossas roupas para que fiquem limpinhas e cheirosas. A Bíblia deixa claro que devemos deixar as vestimentas do inimigo, a “velha natureza”, e devemos vestir a roupa que nos identifica como filhos de Deus. Assim poderemos dizer: Somos diferentes porque Jesus vive em nosso coração!
3 – HORA DE CONVERSAR
Que coisas da velha natureza você  ainda tem que abandonar?
Você tem se vestido com a VESTIMENTA        que caracteriza um filho de Deus?  Que coisas da nova natureza você pratica?
4 – VAMOS ORAR
Líder, guie as crianças em oração, rejeitando a prática da velha natureza e pedindo ao Senhor ajuda para viverem revestidas do novo homem.
5- ATIVIDADE


SÉRIE: O ESPÍRITO SANTO TRABALHA EM MIM

CULTO KIDS – DOMINGO DIA 9 DE NOVEMBRO DE 2014
CÉLULA KIDS – TERÇA 11 DE NOVEMBRO DE 2014

1-    AS DUAS ÁRVORES

A palavra do Senhor nos diz que até a criança se dará a conhecer por seus frutos 
(PV 20:11).

OS FRUTOS DO ESPÍRITO e AS OBRAS DA CARNE. Árvore plantada em solo bom (firmada na palavra de Deus) dará frutos bons, e árvore plantada em solo ruim (coisas do mundo) dará frutos ruins.

O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz,longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio. Gálatas 5: 22-23


Material Necessário
1 pacote de balas de goma (de uma única cor)
Fita dupla-face (incolor) ou agulha e linha
Algumas batatas de tamanho médio (ou argila úmida para modelagem)
1 figura de Jesus (cabeça e ombros)
3 ramos de árvores(1 ramo seco de galho de árvore com algumas folhas secas de 17 cm e 2 ramos de árvores com folhas verdes, com mais ou menos 25 cm.)
Modo de Preparar: Corte a batata pela metade, no sentido do comprimento (ou divida a argila em duas partes). Fixe o galho na batata (ou argila)para que a “árvore” fique em pé.
Monte três árvores. Depois de montadas, cada árvore deverá ser escondida em uma caixa para que sejam mostradas apenas quando a respectiva mensagem for apresentada.
Caixa Nº 1 - Uma árvore com algumas folhas secas.
Caixa Nº 2 - Uma árvore normal com algumas folhas verdes.
Caixa Nº 3 - Uma árvore bem coberta de folhas verdes (onde serão colocadas as balas de goma presas aos galhos).
NOTA:Com antecedência, fixe pedaços de fita adesiva dupla-face por toda a árvore, onde serão coladas as balas de goma. Se a bala for grande, reforce a quantidade de fita adesiva para dar a sustentação necessária à bala. Outra sugestão é passar cada bala por uma agulha com linha; amarre as pontas da linha na bala e deixe no tamanho certo para pendurá-la bem junto aos galhos.

HISTÓRIA MORAL:
Em um caminho para cidade haviam 2 árvores. Uma das árvores era grande e bonita, seus galhos eram grandes e faziam uma sombra boa. De vez em quando ficava cheia de frutos. Seus frutos eram deliciosos. As pessoas que passavam por ali sempre paravam para descansar à sombra daquela maravilhosa árvore. Às vezes deitavam e dormiam e quando acordavam comiam do seu fruto. Todos na cidade já conheciam aquela bondosa árvore.
A outra árvore era bem diferente, ela possia poucos galhos e nunca dava frutos. Ninguém parava perto dela para descansar. Mas ela gostava disso. Ela achava que quando as pessoas comiam o fruto das árvores a deixavam fraquinhas.. Então ela dizia para a amiga:
- você é boba, deixa que eles comam seus frutos.
-mas meus frutos são para dar mesmo, e eu me sinto muito feliz em ajudar as pessoas.
-Ah, se eu tivesse a sua beleza a minha vida seria bem diferente.
-Oh querida, não é difícil você ficar bonita. O primeiro passo é você querer ajudar alguém.
A árvore pensou... pensou.... e resolveu tentar. Mas ela não conseguia... Será por que? Vamos entender:

Mensagem:
1-      Primeira Árvore(Coloque a árvore seca sobre a mesa, diante dos presentes. Mantenha as outras duas árvores ocultas.)Esta árvore representa uma pessoa que não tem Jesus no coração. Veja como se parece com galhos secos. Efésios 2:1 e Gálatas 5:19, 20 descrevem a vida de uma pessoa assim (ler as passagens enquanto mostra as folhas secas, apresentando que tipo de atitudes mantém tal pessoa: ódio, brigas, mentira, inveja, etc.). A seguir, oculte essa árvore.
2-      Segunda Árvore(Mostre a árvore com folhas verdes.)Esta árvore representa uma pessoa cristã. Veja como tem folhas verdes! Quando a árvore tem este aspecto, é sinal de que está viva. Essa pessoa foi purificada de seus velhos pecados – ira, inveja, etc. (aponte para a árvore), mas não vemos frutos nela. Oculte essa árvore também.
3-      Terceira Árvore(Mostre a árvore com os galhos e com muitas folhas, mas sem as balas de goma ainda.)Vejam! Nesta árvore há uma diferença! Essa é a diferença daquela árvore da história (Cole – ou amarre – uma bala em um dos galhos.) Este cristão está dando frutos porque permanece perto do Pai celestial (mencione João 15).(À medida que os frutos estiverem sendo colocados na árvore, mencione que uma pessoa assim produz o verdadeiro fruto do Espírito, com todas as qualidades descritas em Gálatas 5:22, 23.)NOTA:para deixar a árvore repleta de “frutos”, você pode colocar várias balas enquanto apresenta cada fruto.
1. Amor – Ele ama a Cristo e a seus semelhantes.
2. Alegria – Contagia outros com a sua alegria e dá testemunho da alegria que sente por ser um cristão.
3. Paz – Ele confia em Deus e entrega suas preocupações a Ele. Quando sente medo, refugia-se em Deus e em Cristo.
4. Longanimidade – Quando outras pessoas ficam iradas com ele ou se opõem ao que ele diz, ele não se irrita nem se enfurece.
5. Benignidade – Ele nunca é rude ou descortês – é bondoso para com todos.
6. Bondade – Ele está sempre disposto a ajudar os outros.
7. Fé – Crê que Cristo pode salvá-lo. Ora, lê a Bíblia e deposita sua confiança em Cristo.
8. Mansidão – Possui domínio próprio porque entregou o controle de sua vida a Cristo
9. Temperança – Procura comer, beber de acordo com os princípios bíblicos e age equilibradamente em tudo o que faz.Nunca participa de nada que lhe é prejudicial.

Coloque a figura de Jesus no topo da árvore (se necessário, cole-a com antecedência sobre um papelão para não dobrar).Este é o tipo de cristão que devemos ser – aquele que dá frutos e que permite que Cristo seja visto em sua vida.

REFLEXÃO PARA CRIANÇAS: Uma criança que ama Jesus é aquela que conta aos amiguinhos tudo o que sabe sobre Ele, não somente através das suas palavras, mas através das suas brincadeiras, dos seus gestos e atos de bondade. Que tipo de criança é você? Com qual árvore você se parece? Com a árvore seca? Com a que só faz sombra? Ou com a que faz sombra, dá frutos e alimenta? APELO: Quantos querem ser uma árvore bem bonita? Só Jesus pode nos ajudar a sermos esta bela árvore que dá muitos frutos -aquelas qualidades a que a Bíblia dá o nome de “Fruto do Espírito”.


 Ore a Deus e peça sabedoria a Ele para te ajudar a dar uma ótima aula.


SÉRIE: O ESPÍRITO SANTO TRABALHA EM MIM
CULTO KIDS – DOMINGO DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2014
CÉLULA KIDS – TERÇA 18 DE NOVEMBRO DE 2014

3-O Ramo Cortado

Ensinando as Crianças a Permanecerem em Cristo - João 15.1-12
Versículo: O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz,longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio. Gálatas 5: 22-23

Preparação: Quebre um ramo de uma árvore frutífera. (Esta lição foi preparada para falar de uma laranjeira, mas pode usar qualquer árvore. Mudando as descrições) Se possível, escolha um ramo com folhas. Não faz mal se as folhas murcharem. Leve o ramo a classe numa sacola de compras.
****Tenho uma coisa nesta sacola. É muito interessante. É fria e fresca. É redonda e amarela. É gostosa quando saboreada sozinha e fica ainda mais gostosa se for usada num bolo. Vocês sabem o que é? (deixem as crianças tentarem acertar) É isso mesmo, é uma laranja. (Tire o ramo murcho da sacola.) Olhe, não é exatamente uma laranja ainda, mas vai ser. Cortei este ramo da laranjeira e vou deixá-lo aqui em nossa sala para observarmos uma linda laranja crescer nele. Não vai demorar muito para podermos apanhar uma laranja madura e saborear. Nem posso esperar.
(as crianças podem levantar a objeção de que o ramo não vai produzir fruto. Se não fizerem isso, arranje antecipadamente um assistente para fazer esta afirmação.) Havia laranjas neste ramo o ano passado. Por que não vai haver este ano? Vocês estão querendo dizer que ele tem de estar preso à árvore para produzir fruto? Então, para que serve este ramo? Se não vai nunca produzir fruto, acho que posso jogá-lo fora. (Jogue o ramo na lata de lixo)

http://www.no.comunidades.net/images/1.gif Jesus nos Ensina Sobre a Videira e os Ramos
Em João 15, Jesus diz:”Eu sou a videira, vós (os salvos) os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (v.5) Jesus quer dizer que Ele é a fonte da vida e do vigor para o salvo. No v.1 Ele diz...(veja João 15.1). Deus Pai é o agricultor – a Pessoa que cuida da planta o lavrador. Muitos ramos crescem na videira, representando os salvos

http://www.no.comunidades.net/images/1.gif O Agricultor Quer Fruto
O que o agricultor quer dos ramos mais que tudo é o seu fruto. Seu trabalho é fazer todo o possível para a planta, a fim de ter bom fruto dos ramos. Como um agricultor, Deus quer que Seus filhos produzam fruto. Não laranjas ou pêras. Deus procura três tipos diferentes de “frutos”:

Um tipo de fruto que Deus quer são boas obras (Efésios 2.10). Você pode pensar em maneiras de trabalhar para o Senhor? (Obedecer aos pais, ajudar um vizinho, e assim por diante). Ele espera que Seus filhos O sirvam porque O amam. O que você está fazendo para o Senhor?

Outro tipo de fruto que Deus quer ver é uma boa atitude. O “fruto do Espírito” é descrito em Gálatas 5.22,23 (Leia). Os outros vêem sinais dessas qualidades na sua vida?

Um dia muito especial de fruto que Deus quer de Seus filhos é ganhar almas para Cristo. O ramo da laranjeira vai produzir laranjas quando a seiva (a vida) da laranjeira passar por ele por intermédio dela. O salvo que compartilha as boas novas do Evangelho vai produzir outros salvos quando a ida do Senhor passar por ele. Você está compartilhando a Palavra de Deus com outros, para que eles conheçam o Senhor? (Atos 1.8/ 2 Corintios 5.20)

http://www.no.comunidades.net/images/1.gif Como Podemos Produzir fruto?
Só há um meio para os salvos produzirem fruto. Jesus diz que temos de “permanecer” n'Ele. O que significa permanecer em Jesus? (escreva palavras-chaves na lousa ou cartaz enquanto discutem as mesmas)

Significa em primeiro lugar que você deve CRER EM JESUS como seu Salvador do pecado (Atos 16.31). Você deve querer OBEDECER AOS SEUS MANDAMENTOS porque O ama (João 15.10). Como salvo, você deve CONFESSAR OS SEUS PECADOS para que ainda fique entre você e Ele (Salmo 66.18/ 1 João 1.9). Você deve BUSCAR A AJUDA DELE dia a dia, em todas as circunstâncias, confiando n'Ele para guiá-lo e trabalhar por seu intermédio para produzir fruto ( Provérbios 3.5,6).
Nem todo salvo faz todas essas coisas. Alguns que afirmam ser cristãos nunca aceitaram verdadeiramente a Jesus como seu Salvador, mas não obedecem aos seus mandamentos; não estão dispostos a desistir de certos pecados. Esses”ramos” produzirão fruto um dia? Jesus diz: ”Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim” (João 15.4). Estes cristãos são como o ramo da laranjeira que jogamos fora. Não estão produzindo fruto. A não ser que permitam que o Senhor viva neles, não poderão produzir obras dignas diante de Deus (1 Coríntios 3.15). Jesus diz: “Sem mim nada podeis fazer” (João 15.5,6).

http://www.no.comunidades.net/images/1.gif Como o Agricultor Cuida dos ramos?
O que o agricultor faz com o ramos que permanecem na videira e produzem fruto? Jesus disse: “Todo o que dá fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda” João 15.2b). Deus Pai, nosso agricultor, nos ama muito; Ele quer apenas o que for absolutamente melhor para nós. Não quer que apenas produzamos pouco fruto, ou mesmo algum fruto – mas quer que produzamos “muito” fruto. Então Ele faz então uma poda cuidadosa em nossa vida – talvez precisemos deixar de enganar ou mentir. Quando mais pecados permitirmos que Deus “corte” de nossas vidas, tanto mais frutos produziremos para Ele.
O agricultor, algumas vezes, corta também as pontas boas, porque sabe que cortando o ramo desse modo, ele poderá crescer melhor e mais forte. Deus faz o mesmo com os salvos. Algumas vezes Ele tira algo de nós que parece bom. Ele não faz isto para magoar-nos, mas o faz porque quer que cresçamos mais e nos tornemos mais fortes. Vocês talvez cante, desenhe ou seja bom nos esportes ou nos estudos. Você se esforça para usar o seu talento para Deus.
Mas, não ganha o prêmio, nem obtém a melhor classificação ou não tira dez no boletim. Vai continuar fazendo o seu melhor para se aperfeiçoar e permitir que Deus desenvolva suas habilidades para os propósitos d'Ele? Confie em Deus Pai para que tudo colabore para seu bem (Romanos 8.28,32)

http://www.no.comunidades.net/images/1.gif Recompensas por Permanecer
Jesus faz uma promessa aos que permanecem n'Ele. Ele diz que “se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito” (João 15.7). Quando permanecemos em Cristo e quando a Sua Palavra permanece em nós, ou vive em nós, começamos a querer as mesmas coisas que Deus quer. Visto que estamos pedindo as mesmas coisas que Deus quer, podemos saber que receberemos o que pedimos (Salmo 37.4). Jesus usou o exemplo da videira e dos ramos por um razão especial. Ele disse: “Tenho-vos dito estas cousas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo” (João 15.11). Todos queremos ser felizes, não é? Jesus diz que o meio de experimentar a Sua alegria é permanecer n'Ele.

http://www.no.comunidades.net/images/1.gif Que tipo de Ramo você é?
Você está permanecendo em Cristo (recapitule as palavras-chaves antes) Se estas coisas se aplicarem a você, vai produzir muito fruto – faça boas obras para Ele, mostre o fruto do Espírito em sua vida e Deus poderá usá-lo para ganhar almas para Ele. De quem será a glória? De Deus. “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito Fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” ( João 15.8). Quando você produz muito fruto, Deus é honrado e você mostra que é um verdadeiro seguidor de Jesus.


ATIVIDADES:

SÉRIE: O ESPÍRITO SANTO TRABALHA EM MIM
CULTO KIDS – DOMINGO DIA 23 DE NOVEMBRO DE 2014
CÉLULA KIDS – TERÇA 25 DE NOVEMBRO DE 2014

4-O FRUTO DO ESPÍRITO

1-      Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco comelas sobre a sua semana).
2-      Louvor / Adoração
3-      Oferta
4-       Pedidos de Oração: Ore com as crianças pelos pedidos de oração que cada um tiver.
5-      5- Objetivo: Mostrar as crianças que Deus quer elas produzam as qualidades que mostram que Jesus viva dentro delas
6-      Versículo para Memorizar: O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz,longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio. Gálatas 5: 22-23
7-      ENSINANDO O VERSÍCULO:
Há muitos tipos de árvore. Cada árvore produz um fruto específico. Quando você vê o fruto em uma árvore, você logo diz o nome da árvore, porque é pelo fruto que conhecemos a árvore.
A Palavra de Deus diz que após recebermos Cristo como Salvador, o Espírito Santo vem morar em nosso coração e Ele deseja produzir em nos o Fruto do Espírito, ou seja UMA QUALIDADE DELE EM NOSSA VIDA, de tal forma que as pessoas olharão para você e verão que você é diferente. Para isso você deverá ler a Bíblia e obedece-la. REPITA O VERSÍCULO E CANTE A MUSICA DO LIFE KIDS – O FRUTO DO ESPÍRITO

8-      Mensagem
O que é fruto? O fruto  se origina pelo desenvolvimento da árvore e ele mostra quem é a árvore.

Se eu pedisse para você ir a uma macieira e pegar uma fruta, que fruta você traria para mim?
Uma maça – está certo. Eu ficaria surpresa se você me trouxesse uma banana. De fato eu pensaria que você foi a árvore errada. Há muitos tipos de árvores. Cada árvore produz um fruto específico e pelo fruto podemos conhecer a árvore.
Você sabia que a Bíblia diz que as pessoas são assim também? Há dois tipos de pessoas:
- Os cristãos – aqueles que crêem que Jesus morreu na cruz para levar o castigo dos seus pecados, e que aceitaram a Jesus como seu Salvador.
- e os não cristãos - aqueles que ainda não aceitaram Jesus como Salvador.

Jesus disse que esses dois tipos de pessoas produzem fruto. O fruto mostra que tipo de pessoa ela é: cristã ou não cristã.

Algumas pessoas dizem que Adão e Eva comeram uma maçã. Mas, isto não é verdade. A Bíblia nos diz apenas que foi o fruto da árvore que estava no meio do jardim do Éden. Assim, é importante prestar bastante atenção. O Fruto do Espírito não é laranja, não é maçã, nem qualquer outra fruta dessa natureza. O Fruto do Espírito é plantado em nossos corações quando abrimos a porta para Jesus entrar. É um fruto muito especial e possui nove sementinhas que vão brotar, crescer e frutificar.

1-      Recaptulando: O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz,longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio. Gálatas 5: 22-23

1. Amor – Ele ama a Cristo e a seus semelhantes.
2. Alegria – Contagia outros com a sua alegria e dá testemunho da alegria que sente por ser um cristão.
3. Paz – Ele confia em Deus e entrega suas preocupações a Ele. Quando sente medo, refugia-se em Deus e em Cristo.
4. Longanimidade – Quando outras pessoas ficam iradas com ele ou se opõem ao que ele diz, ele não se irrita nem se enfurece.
5. Benignidade – Ele nunca é rude ou descortês – é bondoso para com todos.
6. Bondade – Ele está sempre disposto a ajudar os outros.
7. Fé – Crê que Cristo pode salvá-lo. Ora, lê a Bíblia e deposita sua confiança em Cristo.
8. Mansidão – Possui domínio próprio porque entregou o controle de sua vida a Cristo
9. Temperança – Procura comer, beber de acordo com os princípios bíblicos e age equilibradamente em tudo o que faz.Nunca participa de nada que lhe é prejudicial.

SÉRIE: O ESPÍRITO SANTO TRABALHA EM MIM
CULTO KIDS – DOMINGO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2014
CÉLULA KIDS – TERÇA 02 DE DEZEMBRO DE 2014

5-“O Fruto do Espírito – Amor- Caridade”

1-      Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco comelas sobre a sua semana).
2-      Louvor / Adoração
3-      Oferta
4-       Pedidos de Oração: Ore com as crianças pelos pedidos de oração que cada um tiver.
5-      5- Objetivo: Mostrar as crianças que amar a Deus e às pessoas faz parte do fruto do Espírito na nossa vida, que amar é um dom de Deus.
6-      Quebra-Gelo: Você gosta de dividir o que você tem com as pessoas? Por quê?
7-       Versículo para Memorizar: “Jesus mandou: amem uns aos outros como eu amo vocês.”João 15:128- Referência Bíblica: I Coríntios 13: 1-89
8-      Mensagem: Um dia o Apóstolo Paulo estava ensinando em uma igreja sobre o verdadeiroamor que vem do fruto do Espírito, ele disse que até poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas se ele não tivesse amor, as pessoas não entenderiam nada. Ele disse que poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento do mundo, entender todos os segredos que existem e ter tanta fé que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas se ele não fizesse isso com amor de nada serviria. Ele falou também que poderia dar tudo o que tinha e até mesmo entregar o seu corpo para ser queimado, mas, se não tivesse amor, isso não iria adiantar nada.Ele explicou que quem ama de verdade é paciente, e bondoso, não é ciumento, nem orgulhoso, nem se sente melhor que os outros, não fica brigando com as pessoas, não é egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas, não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo, nunca desiste de amar as pessoas, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.O amor é dura para sempre. Ele disse que o amor é o maior presente de Deus. O Apóstolo Paulo queria nos ensinar que quando amamos uns aos outros ficamos mais parecidos com Jesus, que é a pessoa que mais amou neste mundo, amou tanto que deu sua própria vida por todos nós.
9-       Aplicação: Devemos aprender que amar as pessoas não é algo natural, não amamos por que sentimos vontade de amar, mas é algo espiritual, nós amamos as pessoas porque Cristo está em nosso coração e através do Fruto do seu Espírito, o dom do amor é que amamos uns aos outros como o Senhor Jesus nos amou, mesmo as pessoas que nós achamos que não são muito legais ou que nos deixam às vezes chateados também devem ser amadas. A Bíblia diz que devemos amar os nossos inimigos e orar para que eles aceitem a Jesus e mudem suas vidas, sendo boas pessoas.
10-   Atividade: Dê para cada crianças uma folha de sulfite e peça a elas que desenhem um coração e coloquem dentro deste coração o nome das pessoas que elas devem amar (todas que elas lembrarem, pessoas boas ou não
11-  Comunhão
12-  Encerramento

Utilize este cartão como lembrancinha no final da aula. Você pode colocá-lo junto com a fruta que representa o Fruto do Espírito Amor (no caso a Pêra) e presentear os pequeninos no final.

Queridos líderes: Que o Espírito Santo do nosso Deus os inspirem com muita criatividade em Nome de Jesus! Amém!